ECONOMIA

Economia: como aplicativos podem ajudar a guardar dinheiro

Confira práticas que estão em alta e ajudam na administração das finanças

Economia: como aplicativos podem ajudar a guardar dinheiro

Em meio ao aumento do custo de vida e a necessidade de repensar prioridades, milhares de pessoas têm recorrido a formas diferentes de poupar dinheiro no final do mês. Uma das novidades é se voltar aos aplicativos, redes sociais e técnicas criativas para organizar as finanças e, o mais importante, manter a saúde mental no processo.

Confira algumas práticas que estão em alta e estão ajudando as pessoas a administrar melhor suas finanças:

Planejamento de gastos

Nas redes sociais, entre os métodos que mais fazem sucesso, estão os “no-spend days”, dias planejados em que a pessoa se compromete a não gastar absolutamente nada. Por exemplo, tentar consumir o alimento que já tem em casa no congelador ou na dispensa e tem preguiça de preparar.  

Desafios

Muitas pessoas aderiram também ao “Desafio das 52 semanas”, que consiste em economizar valores progressivos por semana totalizando 52 no final. Outra forma é o “Desafio dos Envelopes”, onde as pessoas separam quantias em dinheiro vivo para cada tipo de despesa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Apps

Aplicativos também têm ganhado destaque como ferramentas práticas para economizar em compras do dia a dia. Eles oferecem cupons, alertas de promoções e cashback automático, especialmente em mercados, farmácias e compras online.

Decisões práticas

Outras táticas envolvem substituições inteligentes. Assinantes de múltiplos streamings, por exemplo, têm revisto seus planos e concentrado o uso em apenas um ou dois serviços. Há também o incentivo ao uso de bibliotecas digitais gratuitas e ao uso estratégico de milhas e pontos de cartões de crédito.

Poupança automática

Uma dica valiosa compartilhada por especialistas é a automação de depósitos para poupança. Ao programar o banco para transferir automaticamente um valor mensal, mesmo que pequeno, para uma conta de reserva, o hábito se consolida sem esforço. Essa prática é especialmente eficaz para quem tem dificuldade em “lembrar” de guardar dinheiro no fim do mês.

O objetivo é usar a tecnologia à seu favor na construção de uma vida financeira mais saudável. Com ajuda de aplicativos, desafios acessíveis e mudanças simples no dia a dia, o foco é sair das dívidas, formar uma reserva e até realizar sonhos maiores como viajar, estudar fora ou conquistar a casa própria.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.