Roraima registrou, em 2024, um crescimento de 853% na concessão de crédito para projetos de energia solar, segundo dados da Financeira do Santander. Na Região Norte, a expansão foi de 225% em relação a 2023.
A concessão de crédito para projetos de energia solar é uma linha de financiamento oferecida por bancos e instituições financeiras para que consumidores, tanto pessoas físicas quanto empresas, possam adquirir e instalar sistemas de geração fotovoltaica em seus imóveis. O crédito permite que o investimento seja pago em parcelas, viabilizando o acesso a uma fonte de energia limpa.
Na prática, as prestações substituem as contas de luz, resultando em economia futura e incentivo ao uso de energia renovável. Para C. Janikian, diretor da Financeira do Santander, o avanço expressivo está relacionado à ampliação da oferta de financiamento e ao fortalecimento das parcerias comerciais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Ampliamos a oferta de financiamento a partir do ano passado, sempre com soluções adaptadas para atender as necessidades do mercado. O resultado positivo é reflexo também do fortalecimento da nossa rede de parceiros e dos investimentos para ampliar as alianças estratégicas”, explicou.
Em um estado que historicamente depende de usinas térmicas movidas a combustíveis fósseis, o aumento do acesso ao financiamento para energia solar é visto como estratégico. “O crescimento na busca por financiamento mostra que o brasileiro está atento às vantagens da energia limpa. Nosso papel é facilitar esse acesso com agilidade e segurança”, acrescentou Janikian.