Economia

Conheça mais sobre essa modalidade de negócio para empreendedores

Esse segmento digital permite ao empreendedor possuir uma loja virtual e vender produtos mesmo sem possuir estoque; a venda ocorre sob demanda

O e-commerce está em alta no Brasil. Mesmo que a maior parte do seu crescimento tenha advindo do isolamento necessário ao enfrentar a pandemia da covid-19, nos últimos dois anos esse formato de negócio já se consolidou entre os consumidores. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce faturou mais de R$73 bilhões no primeiro semestre deste ano, um crescimento de 5% em relação ao mesmo período de 2021. A expectativa é de que esse ramo cresça mais de 12% até o final de 2022.

Diante desse cenário favorável, muitas pessoas estão pensando em empreender com lojas virtuais. Todavia, muitos não possuem espaço disponível para manter um estoque regular ou até recursos suficientes para investir em toda a logística de envio dos produtos e abre a oportunidade para um novo segmento que tem crescido no âmbito das lojas digitais, o dropshipping.

O dropshipping é uma modalidade de vendas online que permite ao empreendedor possuir uma loja virtual e vender produtos mesmo sem possuir estoque. Isso porque, apesar de as vendas ocorrerem em sua loja virtual, o seu negócio funciona apenas como um mediador entre o cliente e o fornecedor, que é o responsável tanto pelo estoque, quanto pelo envio dos produtos. Interessou-se pela proposta? Então veja abaixo um guia para iniciar nesse segmento.

Guia para empreendedores iniciantes do formato dropshipping

 Escolha o seu nicho de vendas 

O primeiro passo é escolher o que você gostaria de vender. Mesmo sendo uma loja virtual é importante optar por um nicho e investir nele. Moda? Produtos eletrônicos? Estética e cuidados? Pesquise os seus interesses e também os nichos que mais estão em crescimento nos últimos anos.

 Invista em plataformas de qualidade

 Por ser uma loja virtual, optar por uma plataforma intuitiva e com um design atrativo é essencial nesse segmento. Existem algumas opções de sites gratuitos ou que cobram preços acessíveis e com uma boa diversidade de opções, como plugins e formatos mobile, bem como integração a plataformas de pagamento seguro. 

 Escolha bons fornecedores: 

Uma das facilidades do dropshipping é que você pode ter fornecedores nacionais e internacionais, mas é importante pesquisar a reputação daquele fornecedor, a qualidade dos produtos, o tempo de entrega. Além disso, é essencial que você se atente às políticas de troca e devolução de produtos. Teste o seu fornecedor antes de fechar parceria com ele. A comunicação entre vocês deve ser a mais próxima possível.

Invista em estratégias de marketing

 Como você não precisa se preocupar com estoque próprio e com o processo de envio dos produtos, é nessa etapa de marketing que você deve investir mais. Faça cursos de marketing estratégico, aprenda sobre funil de vendas, tenha uma boa comunicação com seu cliente e invista em material gráfico, redes sociais e tráfego pago. É essa etapa que fará o seu negócio se destacar entre os concorrentes.

Invista em sua formação 

Aqui há uma dica essencial, mas que muitos empreendedores deixam de lado. É preciso investir em cursos de formação sobre o nicho, sobre gestão de negócios e entender um pouco sobre marketing digital. Quanto mais você souber sobre o seu nicho e como gerir o seu negócio, mais chances de alavancar as vendas e obter sucesso. Além disso, esteja sempre atualizado sobre as últimas novidades do seu nicho.