Economia

Brasileiros devem gastar em média R$ 219 com presente no Dia das Crianças, aponta pesquisa

A data comemorativa promete movimentar cerca de R$ 18,9 bilhões no comércio e serviços do país

(Foto: Nilzete Franco/Folha BV)
(Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

O consumidor brasileiro está disposto a abrir a carteira para o Dia das Crianças, celebrado no próximo domingo (12). De acordo com uma pesquisa Datafolha, feita a pedido da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o gasto médio individual para o presente está estimado em R$ 219.

A data comemorativa promete movimentar cerca de R$ 18,9 bilhões no comércio e serviços, um aumento de 3,8% no volume total de vendas em comparação com 2024. A intenção de compra também cresceu, com 68% dos brasileiros pretendendo ir às compras.

O levantamento também mostra diferenças no comportamento de consumo: os homens planejam desembolsar, em média, R$ 273, enquanto as mulheres devem gastar R$ 166.

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Diferenças regionais e preferências

O Sudeste é a única região que ultrapassa a média nacional, com previsão de gasto de R$ 248. Centro-Oeste (R$ 217), Norte e Nordeste (R$ 196 cada) aparecem na sequência, enquanto o Sul registra o menor valor, R$ 192. Já em relação à intenção de compra, o Nordeste lidera, com 74% de respostas positivas, seguido por Centro-Oeste e Norte (71% cada). O Sul apresenta 66% e o Sudeste, 63%.

As compras presenciais seguem predominantes. Em 2025, 74% dos consumidores devem optar por lojas físicas, contra 69% em 2024. O Norte aparece como a região com maior preferência (80%), seguido pelo Nordeste (78%). O comércio online, por sua vez, deve atrair 27% dos consumidores, sobretudo jovens de 18 a 34 anos, além das classes A/B, onde há maior equilíbrio entre físico e digital.

O uso do cartão permanece como principal forma de pagamento, citado por 38% dos entrevistados. Dentro desse grupo, 22% pretendem pagar no crédito e 16% no débito. Entre os que optam pelo crédito, seis em cada dez planejam parcelar as compras. O Sudeste lidera no uso de cartões (47%), enquanto consumidores de classes A/B (57%) e mulheres (39%) também destacam esse meio de pagamento.

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