Ganhando 58 colocações em relação ao ano passado, Boa Vista alcançou a 299ª posição no Ranking de Competitividade dos Municípios em 2025, levantamento feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Gove e a Sell. A capital roraimense foi o único Município do Estado a ser avaliado na pesquisa.
Boa Vista se destacou no pilar de Inserção Econômica, apresentando um salto expressivo de 238 posições, ocupando agora a 134ª colocação. A capital roraimense também apresentou evolução em mais sete pilares:
Sustentabilidade fiscal (+85, na 273ª posição), Qualidade da educação (+74, na 320ª colocação), Capital humano (+31, na 159ª posição), Inovação e dinamismo econômico (+26, na 258ª colocação), Acesso à saúde (+26, na 308ª posição), Telecomunicações (+23, na 276ª colocação) e Funcionamento da máquina pública (+16, na 193ª posição).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ranking se baseia em 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos considerados essenciais para a competitividade e gestão pública das cidades brasileiras: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações
Por outro lado, Boa Vista apresentou queda em cinco pilares demonstrando que a capital ainda enfrenta desafios em algumas áreas bases como: Saneamento (-95, na 217ª), Acesso à Educação (-64, na 403ª), Segurança (-23, na 322ª), Meio Ambiente (-9, na 405ª) e Qualidade da Saúde (-1, na 377ª).
“Uma cidade eficiente é aquela que consegue gerar efeitos positivos e transformar a realidade da sociedade a partir de políticas públicas baseadas em dados, com um uso racional de recursos. Esse trabalho se torna ainda mais importante em ano eleitoral. O Ranking é uma ferramenta primordial para nortear as gestões dos novos prefeitos nos quatro cantos do país”, destaca Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP.
Panorama nacional
No cenário regional, Boa Vista-RR (299ª), Manaus-AM (170ª) e Belém-PA (236ª) foram as três cidades da região Norte que ganharam posições gerais entre as capitais. Na contramão, Porto Velho-RO (370ª) e Macapá-AP (391ª) perderam posições no ranking.
Além disso, a região Norte foi destaque em Meio Ambiente, pilar que considera tratamento de esgoto,velocidade do desmatamento, serviços urbanos, emissões de CO2, coleta seletiva de lixo, perda de água, reciclagem de lixo, entre outros itens. Das 100 melhores colocadas neste pilar, 17 são da região Norte, sendo que três delas ocupam o top-10.
Sobre o Ranking de Competitividade dos Municípios
Realizado pela quarta vez, o Ranking de Competitividade dos Municípios é feito pelo o CLP (Centro de Liderança Pública), em parceria com a Gove Digital e a Seall. Levantamento apresenta os resultados detalhados dos 404 municípios do País com mais de 80 mil habitantes.