Foto: Iara Bednarzuck
Foto: Iara Bednarzuck

As vendas no comércio roraimense durante a Black Friday devem movimentar R$ 11,4 milhões, o segundo maior valor desde 2010. A expectativa é segundo uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Apesar do alto volume, a estimativa apresenta uma queda de 4,4% em relação a 2024.

O desempenho de Roraima deverá seguir em sentido oposto à média nacional. Enquanto o país projeta uma alta de 2,4% nas vendas da Black Friday, o comércio varejista local tende a mostrar maior cautela, refletindo uma queda acumulada de 2,1% no volume de vendas em 2025, em contraste com o crescimento de 1,5% registrado nacionalmente.

“Essa divergência decorre de fatores como a concorrência digital, com o aumento por parte dos consumidores locais por compras on-line em lojas de outros estados, ampliando a pressão sobre o varejo físico, e o custo do crédito, que vem encarecem das linhas de financiamento limita a capacidade de consumo das famílias, reduzindo o ímpeto de compra em datas promocionais”, ressalta o economista Fabio Martinez.

Conforme acompanhamento da CNC, feito com base no preço diário de 150 itens mais buscados na internet ao longo dos últimos 40 dias, os produtos com maior potencial de desconto real na Black Friday deste ano são papelaria, livros, joias e bijuterias.

Para a Black Friday de 2025, no mercado local, os segmentos de hiper e supermercados, eletroeletrônicos e utilidades domésticas, e de móveis e eletrodomésticos deverão responder por mais de dois terços (68%) da movimentação financeira prevista. Outros ramos do varejo com altas cifras devem ser o de vestuário e acessórios e o de farmácias, perfumarias e cosméticos.

O que é a Black Friday?

A Black Friday é um evento de vendas globalmente reconhecido, focado em oferecer grandes descontos e promoções em uma ampla gama de produtos e serviços. Sua realização ocorre anualmente na quarta sexta-feira de novembro, imediatamente após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, marcando o pontapé inicial da crucial temporada de compras de final de ano e natalinas. Originalmente um fenômeno americano, a data se espalhou pelo mundo, sendo adotada por varejistas físicos e online que buscam impulsionar significativamente suas vendas e permitir que os consumidores realizem compras de valor elevado ou grande volume a preços mais acessíveis.

Embora o evento tenha se expandido para durar uma semana inteira ou até o mês de novembro (conhecido como Black Week ou Black November), o dia principal permanece sendo o foco das ofertas mais agressivas. A expressão “Black Friday” é historicamente associada ao dia em que, supostamente, as empresas passavam a registrar lucro, “saindo do vermelho” e anotando os resultados “em preto” em seus livros contábeis, dando origem ao termo “black”. Para o consumidor, a preparação é fundamental, sendo essencial pesquisar os preços praticados antes da promoção para confirmar a autenticidade dos descontos oferecidos.