Economia

A alta do petróleo influenciou as ações do setor de combustível

O analista Matheus Lima diz que as ações do setor de petróleo e gás tiveram altas expressivas que, para o investidor, foi uma boa oportunidade para lucrar com os papéis certos do setor

Em março de 2020, no estouro da pandemia da COVID-19 no mundo, o preço do petróleo desabou de tal maneira que vimos, pela primeira vez, um contrato futuro da commodity ser negociado a preço negativo.

Mas essa queda não chegou a refletir nas bombas de combustível do cidadão. Os preços se mantiveram enquanto o petróleo lentamente voltava aos seus patamares altos, chegando a ser cotado a U$D68,00 no começo de março, o que representa uma alta de mais de 40% somente nesse ano de 2021.

Óbvio que a revolta da população em ver o preço do combustível chegar a mais de R$5,00 e aumentar ainda mais o risco de inflação no país se justifica. Mas as ações do setor de petróleo e gás tiveram altas expressivas que, para o investidor, foi uma boa oportunidade para lucrar com os papéis certos do setor.

Infelizmente, o iniciante da bolsa ainda se prende muito com ações como Petrobras na sua carteira. Mas vamos agora observar a importância de se analisar todas as ações do setor para tomar a decisão. Ações do setor de petróleo e gás tendem a ter uma alta forte quando o preço desta commodity sobe, logo, se tivemos uma alta de 40% no petróleo neste ano, como se comportaram as principais ações do setor na nossa bolsa brasileira?

(Fonte: trading view)

Na imagem acima, a linha laranja representa as movimentações das ações da Petrobras; a linha amarela das ações da Enauta; em azul escuro é a cotação do petróleo WTI; e lá em cima, com uma alta incrível no ano, vem as ações da PetroRio. Todas são ações do mesmo setor relacionadas à commodity petróleo.

O que é facilmente observado é o quanto a nossa estatal sofre, pois é a ação do setor que menos sobe, mesmo após divulgar balanço com resultado recorde de lucro líquido em R$59bi. Essa fraqueza está ligada diretamente nas interferências políticas que ela sofre frequentemente, sempre que o combustível distorce e incomoda a classe dos caminhoneiros.

As demais ações como PRIO3 e ENAT3 surfaram boas movimentações de alta em relação ao preço do petróleo, sendo assim melhores opções do que Petrobras.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.