Para a especialista em educação financeira da Serasa, Aline Vieira, o planejamento é fundamental para lidar com imprevistos. 
(Foto: Reprodução internet).
Para a especialista em educação financeira da Serasa, Aline Vieira, o planejamento é fundamental para lidar com imprevistos. (Foto: Reprodução internet).

Com a chegada de um novo ano, a expectativa por mudanças na rotina e nos hábitos se renova e, na vida financeira, não é diferente. Pesquisa da Serasa, em parceria com o Instituto Opinion Box, aponta que 85% dos brasileiros acreditam que 2026 será financeiramente melhor do que 2025.

Além do otimismo, 78% dos entrevistados afirmaram que conseguirão realizar sonhos que ficaram pendentes no ano anterior. Ao avaliar 2025, os participantes definiram o período, pelas palavras planejamento (21%), preocupação (18%) e organização (18%), indicando um ano marcado pela cautela e pela necessidade de maior controle financeiro.

Ano novo, vida financeira nova

Segundo o levantamento, 92% informaram estar se organizando para alcançar maior tranquilidade econômica em 2026. Entre as principais medidas adotadas estão o pagamento de dívidas (34%), a redução dos gastos do dia a dia (33%) e a definição de metas para economizar (31%).

A pesquisa também aponta que 8 em cada 10 brasileiros pretendem buscar educação financeira em 2026, enxergando o conhecimento como ferramenta essencial para melhorar a qualidade de vida e evitar novos endividamentos.

Quando questionados sobre os principais planos para este ano, 42% desejam quitar dívidas, enquanto 31% pretendem cuidar mais da saúde e 24% planejam investir. 

Para a especialista em educação financeira da Serasa, Aline Vieira, o planejamento é fundamental para lidar com imprevistos. 

“Quando falamos de finanças, é normal que gastos inesperados ou emergenciais surjam em algum momento. Por isso, o planejamento financeiro é essencial para saber lidar com essas situações”, destacou.

Aline também avalia que este ano representa uma oportunidade de mudança para muitas famílias. 

“O ano de 2026 representa uma verdadeira oportunidade de virada de chave para muitos brasileiros. Com mais planejamento, organização e controle das finanças, é possível transformar expectativas em conquistas concretas e construir uma relação mais saudável com o dinheiro ao longo do ano”, concluiu.