EM BOA VISTA

Workshop discute uso ético da inteligência artificial no Judiciário de Roraima

Voltado a magistrados, servidores e colaboradores, o evento teve como objetivo orientar o uso da IA no Judiciário estadual com base na transparência, supervisão humana e respeito aos direitos fundamentais

A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). (Foto: Wenderson Cabral)
A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). (Foto: Wenderson Cabral)

Diretrizes para a aplicação ética, segura e responsável da inteligência artificial no sistema de Justiça foram debatidas nesta quinta-feira (22), durante workshop realizado no auditório do Fórum Cível Advogado Sobral Pinto, em Boa Vista. A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR).

Voltado a magistrados, servidores e colaboradores, o evento teve como objetivo orientar o uso da IA no Judiciário estadual com base na transparência, supervisão humana e respeito aos direitos fundamentais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Durante o workshop, foram apresentados:

  • Guia de Uso Ético e Responsável da Inteligência Artificial no Judiciário Roraimense;
  • Plataforma APOIA, voltada ao uso de IA na área judicial;
  • Plataforma SEI-IA, com aplicações na gestão administrativa.

A iniciativa está alinhada à Resolução nº 615/2025 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece diretrizes para o desenvolvimento e uso da inteligência artificial no Judiciário, com foco em fundamentação das decisões, auditabilidade, prestação de contas e respeito ao devido processo legal.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.