Cotidiano

Você na Folha debate Fechamento do 5º DP

A decisão dos policiais civis – sem salários há três meses – de fechar o 5º Distrito Policial por 72 horas a partir de hoje, 5, como forma de protesto é polêmica. Qual a opinião da população quanto ao fechamento da delegacia onde funciona a Central de Flagrantes?

Emanuel Alves, 66 anos, aposentado (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Sou contra, porque a população não é culpada pelos erros dos representantes políticos, que pensam somente na corrupção. Infelizmente a população precisa de segurança, se fosse outro departamento talvez não houvesse tanta necessidade, no entanto, a cidade tem se tornado um lugar cada vez mais perigoso, e precisamos de uma delegacia. Acredito que o departamento deveria pensar em outros meios como forma de protesto”

Regina Daphyny, 21 anos, estudante (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Sou contra, porque a cidade quase não tem segurança, e se há uma paralisação nesse departamento Boa Vista pode virar um caos, pois todos os dias vários tipos de crimes acontecem. A população vai se sentir sozinha, caso isso aconteça. Acredito que mesmo que haja essa paralisação, o governo pode resistir, pois penso que se houvesse dinheiro, os servidores já teriam sido pagos”

Lucas Gabriel, 19 anos, estudante (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“É meio difícil falar sobre isso. Sabemos que os policiais não estão sendo pagos, e as pessoas entendem a necessidade de qualquer funcionário público. Por outro lado, existe a população que vai ficar à mercê do perigo, sem ter a quem recorrer. Acredito que este departamento, assim como o da saúde não pode parar, por mais sacrificante que seja”

Gerliani Souza, 21 anos, panfleteira (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Eu particularmente sou contra, pois ano passado fui assaltada e, para registrar um boletim de ocorrência, foi quase que impossível, imagine se a única delegacia fechar? Acredito que os policiais devem encontrar outra solução, pois dessa forma a população vai ser realmente prejudicada. Acredito que não podemos ficar sem segurança, já basta a saúde e a educação precária”

Gleison dos Santos, 48 anos, servidor público municipal (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Parando para pensar na realidade dos policiais, eu sou a favor, pois talvez essa seja a única forma que faça com que o governo entenda que os funcionários públicos merecem respeito e trabalham para receber o salário como qualquer outro cidadão. Pessoas concursadas possuem famílias, possuem necessidades, e por isso não acho justo a situação que eles têm passado. Creio que somente afetando a população vão arranjar uma forma de solucionar o problema”

Larissa Ferreira, 16 anos, estudante (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“É meio complicado essa forma de protesto, pois essa é a única delegacia que está funcionando na capital e, sem esse serviço, a população vai estar à mercê de vários tipos de situações. Sabemos que Boa Vista não é mais como antes, principalmente com a quantidade de imigrantes presentes no Estado. Apesar de eu entender o lado dos policiais, creio que eles deveriam achar outra forma de protestar”