Cotidiano

Você Na Folha debate Concursos Públicos

Todos os anos, milhares de brasileiros se voltam para os estudos com o objetivo de passar em algum concurso público. Uma vaga nas esferas municipal, estadual e federal é o sonho de muitos ‘concurseiros’ que se dedicam o quanto podem para alcançar a estabilidade no emprego. A equipe da Folha foi às ruas saber das pessoas a opinião delas com relação aos concursos públicos que acontecerão no Estado. Você vê isso como uma forma de oportunidade? Por quê?

Katarina Oliveira, 19 anos, estudante (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Vejo como uma forma das pessoas se estabilizarem em um emprego, até porque tem sido cada vez mais difícil conseguir uma vaga de trabalho na esfera privada. Eu ainda não realizei nenhum concurso, no entanto, pretendo prestar um algum dia. Vejo como uma das únicas formas de se manter seguro financeiramente aqui no Estado”.

Elias Martins, 46 anos, empresário (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Acredito que os concursos públicos beneficiam uma boa parte da população, principalmente as pessoas que buscam nos estudos uma forma de se dar bem na vida. Creio que quanto mais qualificação o indivíduo busca, mais benefícios ele vai conseguir. Espero que as pessoas que têm se dedicado, possam obter resultados positivos em cima do esforço que estão fazendo”.

Shaana Silva, 40 anos, funcionária pública (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Sim, acredito que seja uma forma de oportunidade, pois a maioria das pessoas está procurando estabilidade e creio que uma das únicas formas de se sentir seguro financeiramente aqui no Estado, seja se tornando concursado, apesar de que o futuro do Brasil ainda seja instável. Vejo isso como uma das únicas oportunidades, pois o sistema privado passa uma insegurança muito grande para as pessoas, ao mesmo tempo em que está bom, pode ficar ruim e gerar consequências para os profissionais da empresa. Atualmente sou funcionária pública mais almejo algo melhor futuramente”.

Isaac Nahum, 24 anos, estudante (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Com toda certeza, vejo como uma garantia de melhora de vida. No caso, serão realizados dois concursos muito bons, que é o da Polícia Civil e o da Polícia Militar. Eu particularmente vou realizar os dois, pois pretendo ingressar nessa área e conquistar minha estabilidade financeira. Em meio à crise que se encontra o sistema privado aqui no Brasil, tenho essa ideia como uma das principais escapatórias para conquistar um emprego fixo e estável”.

Hendrick Silva, 16 anos, estudante (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“No momento não tenho idade para realizar concursos públicos. Geralmente faço cursinhos no intuito de ingressar em uma faculdade, no entanto, vejo os concursos como uma forma de dar a oportunidade de estabilidade e independência financeira e profissional para as pessoas. Com relação às empresas privadas, os concursos públicos passam uma segurança maior para o trabalhador”.

Ana Paula Rodrigues, 41 anos, desempregada (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Com toda certeza, porque existe um número muito alto de pessoas desempregadas que apesar de procurar emprego, não conseguem. Noto que as coisas estão muito difíceis para o mercado privado. Geralmente algumas pessoas conseguem um emprego e são despedidas, não por serem ruins no que fazem, mas sim pelo fato da empresa fechar, ou ficar desestabilizada. Tenho uma filha de dezessete anos que pretende realizar concursos futuramente, e acredito que ela esteja pensando de uma forma certa, pois um sobrinho meu fez e conseguiu ser aprovado”.