Cotidiano

Vítimas de violência doméstica vão contar com atendimento online

Nova plataforma será disponibilizada para atender as mulheres ainda no primeiro semestre diz Francene D’Aguiar, coordenadora do Chame

As vítimas de violência doméstica em Roraima poderão disponibilizar de um novo formato de atendimento, neste momento da pandemia contra covid-19. Ainda neste primeiro semestre, o Centro humanitário de Apoio à Mulher (Chame) disponibilizará uma plataforma virtual com profissionais especializados para atender as solicitações.

De casa, a vítima poderá agendar um atendimento com psicólogo, assistente social ou advogada da instituição pelo ZAP CHAME (95) 98402-0502. Em seguida, a pessoa receberá um link com a data e o horário para acessar a plataforma. Assim, poderá conversar com um profissional por chamada de vídeo.

A plataforma possibilitará um atendimento mais humanizado às vítimas e vai auxiliar nas denúncias de agressão e outras violações aos órgãos competentes, explicou a coordenadora do CHAME, Francene D’Aguiar.

“Eu acredito que nesse momento de pandemia você ter acesso a esse serviço e aos profissionais vai encorajar e mostrar os caminhos para buscar ajuda, é essencial para que a mulher rompa o ciclo da violência”, disse.

A procuradora Especial da Mulher, Betânia Almeida (PV) completou que o CHAME vem investindo na tecnologia para não deixar de acolher as pessoas que estão sofrendo violência doméstica ou outras violações. Hoje, o atendimento presencial da unidade está suspenso devido às restrições contra covid-19.

“Esse olhar mais atento que a Assembleia Legislativa está tendo é voltado, principalmente, à população mais carente. Para que tenham acesso às plataformas digitais e o serviço não fique tão parado em virtude da pandemia. Sabemos que nesse período o trabalho da instituição se resume basicamente ao ZAP CHAME o que é muito pouco para nós, então estamos passando por esse processo de estruturação”, afirmou.

ATENDIMENTO – No ano passado, o CHAME realizou 146 atendimentos presenciais até o mês de março quando começou a pandemia. Ainda, por meio do ZAP CHAME houve 708 atendimentos da capital, interior e de outros estados. A ferramenta funciona 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados. Por meio do aplicativo de mensagens, é prestado desde o apoio psicológico até o jurídico.