Moradores do bloco Cedro, no Residencial Vila Jardim, denunciam novamente o esgoto a céu aberto no condomínio. Segundo os relatos, o entupimento da rede está causando o transbordamento da água suja, que invade as calçadas e as entradas das residências.
Eles também relataram que o problema é constante, colocando em risco a saúde e bem-estar dos que residem na área. Além disso, já fizeram diversas solicitações à Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAER) mas até o momento, nenhuma ação efetiva foi tomada para resolver o problema.
“O Condomínio Cedro, que abriga diversos blocos de apartamentos, é o mais afetado. Os moradores convivem diariamente com o mau cheiro e os riscos à saúde que essa situação provoca, sem falar de entupimentos nas pias e vasos sanitários”, disse o morador que preferiu não se identificar.
Conscientização
Apesar de atribuírem toda a responsabilidade à companhia de esgoto, muitos moradores não estariam colaborando com a manutenção da limpeza do condomínio. “Olha, não dá pra jogar toda a culpa só na companhia de esgoto. Muitos moradores aqui também não colaboram e as imagens mostram bem isso. O pessoal acaba descartando lixo em locais indevidos, o que entope a rede e piora ainda mais os problemas de esgoto. Sem consciência coletiva, essa situação vai sempre se repetir. A verdade é que a solução depende tanto do poder público quanto da colaboração da própria comunidade na preservação da limpeza”, acrescentou um morador da área.
Resposta da CAER
A Folha BV procurou a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAER) mas não obteve retorno até a publicação da matéria. O espaço segue aberto.