O vigilante Helison Souza, de 30 anos, procurou a FolhaWeb na manhã desta terça-feira, 12, para denunciar situação de constrangimento durante a realização de atendimento no balcão da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer).
Tentando regularizar a situação da residência da sogra junto a Prefeitura de Boa Vista, ele precisava apenas retirar um extrato de conta. No entanto, o mesmo não foi autorizado devido a um débito existente com a empresa.
“Fiquei mais de 30 minutos aguardando atendimento, porque o sistema oscilava muito e quando chegou a minha vez, fui surpreendido com essa recusa, pois segundo o atendente, havia um débito que precisaria ser sanado”, contou.
Para o vigilante, mesmo que houvesse débitos existentes, a Companhia poderia fornecer o documento, uma vez que a própria lei dá garantias ao consumidor.
“Além dessa questão do débito, eles relataram também que não poderiam fornecer qualquer informação para terceiros, só que tenho uma procuração que me autoriza resolver esse tipo de situação, e como se trata apenas de um extrato, creio que não haveria nenhum impedimento para isso”, disse.
Helison ainda tentou conversar com o presidente da empresa para tentar explicar a situação, no entanto, não obteve sucesso. Para ele, o impedimento de obter o extrato é um desrespeito grave com o consumidor.
“Isso para mim é desrespeito. Quer dizer que se eu precisar de um simples extrato, só poderei tê-lo se quitar ou renegociar os débitos existentes? Não há muita lógica nisso”, questionou.
O OUTRO LADO
À FolhaWeb, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) lamentou o ocorrido, mas esclareceu que todos os atendentes seguem as orientações do setor jurídico da empresa, evitando possíveis transtornos futuros.
“O cliente solicitou uma Declaração de Vínculo (documento onde informa a data em que a pessoa começou a relação de consumo com a Caer), porém o pedido não foi atendido, pois a conta de água declarada estava em nome de terceiros”, explicou.
A Companhia reforçou ainda que todos os colaboradores são treinados e capacitados para atender com eficiência e presteza os usuários e garante a solidez das ações implantadas pela Companhia para melhoria na prestação de seus serviços e atendimentos ao cliente.