Cotidiano

Vídeos mostram destruição causada por tsunami de rejeitos

Autoridades mineiras confirmam 115 mortos e 248 pessoas desaparecidas

Uma semana após o desabamento de uma barragem de rejeitos na Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), a empresa Vale liberou nesta sexta-feira, 1º, vídeos que dão uma noção exata de como se sucedeu a tragédia na região.

As imagens mostram que o desabamento ocorreu por volta das 12h28 do horário local. É possível ver o momento em que a barragem começa a ruim, dando origem a um verdadeiro tsumani de lama que arrasta tudo que encontra pela frente.

A imagem também mostra a lama de rejeitos atingindo o refeitório da empresa, que fica na parte abaixo da barragem. Naquele momento, parte dos funcionários estava no horário de almoço, e outros ainda estavam trabalhando em áreas próximas.

Em outro vídeo é possível ver a lama levando tudo que vê pela frente. Uma locomotiva que era usada para levar parte do minério extraído da região para de funcionar. Pelo menos dois carros também são vistos nas imagens, dando uma noção do desesperam dos condutores, que tentam em vão escapar da tragédia.

A última atualização feita pelas autoridades mineiras aponta para 115 mortos e 248 pessoas desaparecidas. Os homens que trabalham no resgate de vítimas estão enfrentando dificuldades, devido à localização dos corpos estarem em locais considerados de difícil acesso.