Cotidiano

Viagens podem ficar mais caras por falta de planejamento

Agências de viagens dizem que roraimense procura pacotes para o fim de ano com pouco tempo de antecedência, encontrando valores altos

Além dos juros altos por causa da crise econômica nacional e o recente parcelamento dos salários dos servidores estaduais, o que mais impede o roraimense de viajar no fim do ano ainda é o costume de deixar tudo para a última hora. Ao menos é o que dizem agentes de viagem em Boa Vista. Por causa da falta de planejamento, as reservas de voos e hotéis ficam muito caras, fazendo com que as pessoas desistam ou viajem a partir de Manaus (AM).

Em uma agência no Centro de Boa Vista, o agente de viagens Pablo Corrêa afirmou que a crise provocou uma redução nas vendas em relação ao ano passado, assim como a elevação no preço dos pacotes em 20%. Mas a saída tem sido boa. “Muitos desistiram por causa desses novos valores, mas também é porque querem comprar muito perto da viagem”, disse.

Entre os destinos mais procurados para o Natal e o Réveillon estão as praias do Nordeste, capitais mais próximas de Roraima, como Belém (PA) e São Luís (MA).

Ao longo do ano, o Nordeste continua sendo o preferido dos roraimenses, junto com Orlando, nos EUA, e a Europa. “Não estamos oferecendo pacotes para países fronteiriços, como a Venezuela, por causa da crise. Mas vendemos passagens, hospedagens e alugueis de carro para o Chile e o Peru, dentre outros”, disse Pablo Corrêa.

Em outra uma agência do Centro, a agente Luísa Magalhães disse que a crise também não é o maior problema. “As pessoas querem comprar muito em cima da hora, sendo que é preciso adquirir um pacote com pelo menos três ou quatro meses de antecedência. Agora o valor está nivelado e caro para qualquer lugar. Por isso, muita gente que quer viajar assim mesmo acaba pagando um ônibus e indo por Manaus”.

A agente disse que o Nordeste também é o destino preferido para as festas de fim de ano. “Mas vendemos pacotes para todos os lugares. Só que o Nordeste é o que sai mais”, destacou. (NW)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.