Cotidiano

Venezuelanos são enviados hoje para o Mato Grosso do Sul

Cerca de cem venezuelanos que vivem atualmente na capital de Roraima embarcam neste sábado para a cidade de Dourados, no Mato Grosso do Sul, na maior interiorização já realizada pela Operação Acolhida na modalidade de vagas de emprego sinalizadas. Nesta modalidade, a integração das pessoas interiorizadas é acelerada, pois os venezuelanos viajam com as vagas de emprego oferecidas por uma empresa local.

Esta é a primeira vez que o deslocamento ocorre com um voo fretado, que foi garantido pela OIM (Organização Internacional para as Migrações). A agência prevê outros voos como este, potencializando a capacidade de interiorização a fim de reduzir o impacto nas comunidades de acolhida em Roraima.

O grupo transferido para Dourados receberá uma ajuda de custo para suas necessidades iniciais oferecida pelo Acnur – Agência da ONU para Refugiados. A bolsa tem o objetivo de prover apoio inicial durante o primeiro mês para a instalação dos venezuelanos na chegada a cidade de recepção. Os venezuelanos serão acolhidos em abrigos temporários articulados com a empresa e a sociedade civil até a obtenção de suas novas residências.

A transferência de mulheres, crianças e homens venezuelanos de Roraima para outros Estados brasileiros é um dos eixos da Operação Acolhida, que reúne as Forças Armadas, diversos ministérios do governo federal, agências do Sistema ONU no Brasil e entidades da sociedade civil organizada.

A interiorização é um processo voluntário, no qual todos os beneficiários são previamente registrados pelo Acnur, que também auxilia na obtenção da documentação necessária para a regularização destas pessoas no Brasil, juntamente com a OIM. A Operação Acolhida certifica que cada indivíduo esteja devidamente vacinado e com seus exames de saúde atualizados.

Até o momento, cerca de 4.300 solicitantes de refúgio e migrantes venezuelanos já foram realocados para outras partes do País por meio da estratégia de interiorização promovida pelo governo federal.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.