Cotidiano

Veja o que é verdade ou mentira nas medidas restritivas para BV

Com o avanço dos casos de covid em Roraima, algumas medidas restritivas estão sendo adotadas. Confira quais são, para evitar a propagação de Fake News

O prefeito de Boa Vista decretou toque de recolher das 21h às 6h da manhã?

Não. O governador de Roraima RECOMENDOU que fosse feito o chamado “toque de recolher” nesse horário, no entanto cabe ao prefeito Arthur Henrique decretar.  Até as 17 de horas dessa terça feira, 26, ainda não tinha feito.

É verdade que será proibido o transporte de cargas interestadual, e por isso corremos o risco de ficarmos desabastecidos?

Não.   O governador Antônio Denarium proibiu por 15 dias o transporte de passageiros entre os estados e os municípios.  Ou seja, as cargas continuarão sendo transportadas normalmente. Bem como todos os transportes coletivos e alternativos dentro de Boa Vista, como ônibus, lotação e transporte por aplicativo.

É verdade que a Defensoria determinou que seja fechado tudo?

Não. A Defensoria Pública não tem esse poder para determinar o chamado lockdown, assim como Ministério Público Estadual e nem o Ministério Público Federal. Esses órgãos podem pedir que a justiça faça, ou recomenda às autoridades, nesse caso para que o prefeito faça o fechamento ou diminuição do horário de funcionamento. O que ainda não foi feito.

É verdade que o prefeito proibiu a realização de festas e eventos de qualquer natureza?

Sim. Em decreto publicado nesta terça-feira, 26, o prefeito suspendeu pontos facultativos para serviços como a Saúde e Segurança; determinou o desligamento das luzes das quadras poliesportivas dos espaços públicos; e o fechamento do Bosque dos Papagaios e balneários públicos.

É verdade que Bonfim e Rorainópolis acataram a recomendação do governador Antônio Denarium?

Sim. Estes municípios decretaram toque de recolher, mas Boa Vista ainda não.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.