A proposta é custear todos os valores da primeira habilitação para pessoas que comprovarem baixo poder aquisitivo (Foto: Nilzete Franco)
A proposta é custear todos os valores da primeira habilitação para pessoas que comprovarem baixo poder aquisitivo (Foto: Nilzete Franco)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou oficialmente ontem, o pacote de mudanças que tornam a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) mais barata, e tira a obrigatoriedade de aulas na autoescola. Para acessar os benefícios e iniciar o processo de habilitação, o Governo Federal lançou o aplicativo CNH do Brasil, que é a plataforma central para a reforma.

O que muda no processo de habilitação?

O novo aplicativo substitui a antiga Carteira Digital de Trânsito (CDT) e é a principal ferramenta para os candidatos à primeira habilitação, conforme detalhado no pacote de medidas.

O que o aplicativo oferece

A plataforma digital oficial do Ministério dos Transportes centraliza todas as etapas do processo, oferecendo praticidade e redução de burocracia:

  • Abertura do requerimento: Permite iniciar o processo de primeira habilitação de forma digital, informando a categoria pretendida e o estado de realização das provas.
  • Curso teórico gratuito: O aplicativo libera o curso teórico obrigatório, que é 100% gratuito. O conteúdo inclui aulas de legislação, direção defensiva, primeiros socorros e noções ambientais, disponíveis em formatos como vídeos e simulados.
  • Acompanhamento: Permite visualizar em tempo real o andamento de todas as etapas exigidas pelos Detrans estaduais, como a coleta biométrica, exames e provas.
  • Documento digital: Após a conclusão de todas as etapas, o aplicativo permite acesso imediato à versão digital do documento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Como baixar o app e iniciar o processo

O aplicativo é gratuito, utiliza sua conta Gov.br para autenticação e está disponível nas lojas oficiais.

Etapa
1. Encontre o aplicativoAcesse a loja de aplicativos do seu celular (Google Play ou App Store) e procure por “CNH do Brasil”.
2. Instalação e loginInstale o aplicativo. Ao abri-lo, utilize suas credenciais da Conta Gov.br para autenticação.
3. Inicie o requerimentoNa área “Condutor”, selecione a opção para iniciar o processo de 1ª Habilitação. Informe a categoria desejada e o estado onde realizará as avaliações.
4. Acesse o curso teóricoApós abrir o requerimento, o aplicativo liberará o módulo do curso teórico 100% gratuito. A conclusão é registrada automaticamente no Sistema Nacional de Trânsito (SNT).
5. Acompanhe e agendeO aplicativo permite visualizar e acompanhar todas as etapas (exames médicos, prova teórica, aulas práticas e exame de direção) e agendar a prova teórica no Detran.