Cotidiano

Vaticano propõe que homens casados se tornem padres

O documento apresentado informa que a medida se aplicaria aos homens que tiverem, de preferência, ascendência indígena

Vaticano propõe que homens casados se tornem padres Vaticano propõe que homens casados se tornem padres Vaticano propõe que homens casados se tornem padres Vaticano propõe que homens casados se tornem padres

O Vaticano apresentou nesta segunda-feira, 17, um documento preparatório para o Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia, que acontecerá de 6 a 27 de outubro e discutirá a evangelização de povos nativos e a preservação da floresta.

O relatório recomenda à Igreja Católica considerar ordenar homens mais velhos, casados e que tenham famílias constituídas, como padres em regiões remotas da Amazônia. A medida se aplicaria àqueles que tiverem, de preferência, ascendência indígena.

Para o pároco da Igreja de São Francisco, padre Mário Castro, a recomendação é válida em razão da dificuldade de acesso a locais mais remotos. “Na minha opinião, é um meio de atender a essas comunidades distantes, considerando que o estudo deve ser direcionado a situações, comunidades e locais específicos”, declarou.

O documento ressalta ainda que as comunidades amazônicas enfrentam dificuldade para celebrar a Eucaristia por falta de sacerdotes. “Muitos padres que atuam aqui vêm de fora, as vocações locais não são fáceis, então esse estudo pode vir a mudar isso”, pontuou.

Até o momento, o documento é a menção mais direta em um documento do Vaticano à possibilidade de que homens casados possam ser padres. Atualmente, eles podem exercer a função de diáconos.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.