O presidente do Detran Roraima, Diego Aragão, falou sobre os acidentes de trânsito recentes no estado durante o programa da Folha FM “Agenda da Semana”, nesse domingo (31). Segundo ele, a maior parte dos acidentes registrados no estado tem origem no comportamento dos condutores.
“A maioria dos acidentes tem causa humana. É imprudência, uso de celular, falta do cinto de segurança, mistura de álcool e direção. Ainda tem gente que insiste em não usar os itens de segurança, seja o cinto, seja o capacete”, disse o gestor.
Campanhas Educativas e Responsabilidade Individual
Segundo ele, o Detran pretende intensificar campanhas educativas ainda este ano para reforçar a responsabilidade individual de cada motorista e passageiro. “O lado repressivo vem ocorrendo, mas precisamos retomar fortemente as campanhas educativas para mudar essa realidade. Não podemos transferir a culpa apenas para o Estado, porque nós, cidadãos, somos os principais atores do trânsito”, destacou.
Para o presidente do Detran, a preservação da vida deve estar acima de qualquer pressa ou distração. “Se você sair atrasado, não vai chegar no horário. Então, precisamos de mais empatia, mais consciência e menos imprudência no trânsito”, concluiu.