
A antiga pista de pouso da sede de Uiramutã foi adaptada para receber a programação do Festejo de São Sebastião, que ocorre entre os dias 22 e 24 deste mês. O espaço vai concentrar os shows musicais e parte da estrutura do evento, que também inclui competições esportivas e uma feira cultural.
No local, estão sendo montados palco, camarins, áreas para circulação do público e tendas destinadas à exposição e comercialização de produtos. A programação prevê apresentações de bandas do município, artistas de Roraima e uma atração nacional, o cantor Afonso Cearense, de Manaus (AM).
Além dos shows, o festejo contará com corrida de cavalos, disputas de futebol masculino, feminino e mirim, Enduro Cross, voleibol e concursos culturais, como Rainha do Festejo, Garota Paiuá e Musa do Futebol. De acordo com a Secretaria Municipal de Finanças, as atividades somam mais de R$ 135 mil em premiações, entre recursos públicos e patrocínios.
Para viabilizar o evento, a prefeitura iniciou serviços de manutenção e adequação na sede do município. Segundo o secretário municipal de Obras, Silvano Alves dos Santos, as ações não se restringem ao período do festejo. “Já começamos as obras, que não atendem somente às necessidades da festa, mas também da população em geral”, afirmou.
A organização informou que o evento contará com apoio da Polícia Militar, Defesa Civil, seguranças indígenas e do Samu.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Feira AgroCultural
A programação inclui a realização da Feira AgroCultural, que chega à segunda edição durante o festejo. O espaço deve reunir mais de 20 expositores, entre agricultores familiares, artesãos e representantes da cultura indígena. Segundo o agente de desenvolvimento municipal, Rennerys Saymon, a feira tem como proposta apresentar produtos e manifestações culturais do município.
“Mais do que um espaço de comercialização, a feira tem como principal objetivo a difusão cultural, promovendo o encontro entre a comunidade, os visitantes e as diversas manifestações que formam a identidade local. Ao integrar o festejo, a feira fortalece o sentimento de pertencimento, valoriza os povos indígenas e incentiva o reconhecimento da produção local como patrimônio cultural do município”, ressaltou Saymon.
A iniciativa conta com apoio de secretarias municipais e parcerias com a Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (SEPI) e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural de Roraima (Iater-RR).
Serviços e inscrições
A praça de alimentação funcionará na quadra poliesportiva municipal, ao lado da pista de pouso. As inscrições para ambulantes estão abertas na Secretaria Municipal de Finanças, com valores definidos conforme o espaço e o tipo de comercialização.
Para atuar durante os dias do evento, a prefeitura abriu 12 vagas temporárias para funções como segurança, controle de fluxo de veículos, apoio logístico, limpeza e atendimento. As inscrições seguem até o dia 16 de janeiro, na sede da administração municipal.