Cotidiano

Uiramutã promove Seminário Municipal da 1ª Infância com foco no direito de brincar

Evento reuniu moradores, autoridades e profissionais de políticas públicas para discutir cuidados e parentalidade positiva

Evento deste ano trouxe o tema “Cuidado na 1ª Infância e o Direito de Brincar". (Foto: Divulgação)
Evento deste ano trouxe o tema “Cuidado na 1ª Infância e o Direito de Brincar". (Foto: Divulgação)

Moradores de Uiramutã, município no Norte de Roraima, participaram nesta terça-feira (26) do 1º Seminário Municipal da 1ª Infância, realizado na creche municipal da sede do município. O evento deste ano trouxe o tema “Cuidado na 1ª Infância e o Direito de Brincar” e teve como objetivo fortalecer políticas públicas voltadas para a primeira infância.

Aberto à população, o seminário contou com representantes de órgãos públicos estaduais e municipais, membros da rede de proteção da criança e do adolescente, além de usuários dos serviços voltados à infância.

A coordenadora estadual de Políticas da 1ª Infância, Edmara Filgueiras Peixoto, destacou que a ação integra o “Agosto Verde”, mês dedicado à 1ª Infância. “O seminário busca fortalecer políticas públicas e promover integração entre Estado e município”, afirmou.

Entre os temas abordados estiveram a parentalidade positiva, que reforça o vínculo entre crianças e cuidadores, o programa federal Criança Feliz e o estadual Colo de Mãe, gerido pela Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes).

Segundo Edmara, o seminário de Uiramutã foi planejado especialmente para atender a população indígena, que representa quase 100% dos moradores da cidade. “É um grande desafio fortalecer o vínculo entre bebê e família dentro do contexto indígena, respeitando a cultura e as tradições locais”, ressaltou.

O secretário municipal de Assistência Social, Omério Cavalcante de Lima, enfatizou a relevância do evento para a população e instituições que atuam diretamente na primeira infância. Ele destacou que o município mantém programas como o Criança Feliz, que atende este ano 100 famílias, e o projeto Mais Leite, que distribui duas latas de leite por mês para cada criança durante cinco meses, utilizando parte da produção da agricultura familiar local.

(Foto: Divulgação)

Apesar dos avanços, o secretário lamentou que ainda haja casos de pneumonia e desnutrição no município, atribuídos à falta de cuidado familiar. “A 1ª infância é responsabilidade de todos”, afirmou.

Durante o seminário, a equipe da Setrabes realizou entregas de enxovais para famílias já cadastradas e cadastrou novas famílias no programa Colo de Mãe, garantindo acompanhamento contínuo e suporte nutricional às crianças.

O Seminário da 1ª Infância já passou por outros municípios de Roraima, como Mucajaí, Normandia, Bonfim, Alto Alegre, Iracema, São Luiz do Anauá, Caroebe e Rorainópolis.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.