Cotidiano

UFRR lança programa de aulas de reforço para evitar abandono de curso

Língua portuguesa, matemática, química e física serão as primeiras matérias ministradas a partir do dia 21

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Visando a redução do abandono e do prolongamento do tempo para concluir o curso entre os alunos da Universidade Federal de Roraima (UFRR), será lançada nesta quinta, 17, às 9h, no Salão Nobre da Reitoria, o programa #aprendamais. Idealizado pela Pró-Reitoria de Ensino e Graduação da Universidade, o projeto oferecerá aulas de português, matemática, química e física aos estudantes da Universidade.

Os alunos podem se inscrever nas secretarias dos Centros de Ciências Administrativas e Economia (Cadecon); de Comunicação, Letras e Artes (CLA); de Ciência e Tecnologia (CCT); e na própria Pró-Reitoria. As aulas começam no dia 21 nos turnos da manhã e da tarde.

Estarão no lançamento os diretores e coordenadores dos centros e os professores envolvidos no #aprendamais. Ainda em fase de testes, o programa não tem um limite de vagas nem horário fechado de aulas. Alunos com bom desempenho nas disciplinas do projeto podem se inscrever como monitores. Eles acompanharão os professores e tirarão as dúvidas dos outros jovens. Se a demanda for alta, horários e disciplinas poderão ser acrescentados já no ano que vem.

A pró-reitora de Ensino e Graduação da UFRR, Luciane Vilarinho, disse que a ideia é reforçar o conteúdo da Educação Básica, apontado como grande empecilho no aprendizado das disciplinas de nível superior e causa da evasão e da retenção de alunos.

“No início do ano, quando assumimos a gestão, já existia um trabalho da Pró-Reitoria no monitoramento dessas taxas de retenção e evasão na UFRR. De lá para cá, estávamos avaliando esse programa de aulas de reforço existente em outras universidades públicas. Inclusive, nossos técnicos chegaram a viajar para outros estados para conhecer a proposta. Então, passamos a divulgá-la nos centros até termos apoio de professores”, frisou Luciane.

O #aprendamais tem o objetivo de absorver todos os alunos da UFRR com dificuldades de aprendizagem. “A ideia é que diretores e coordenadores estejam engajados também, porque precisamos da instituição como um todo, pensando e discutindo essa questão da retenção e da evasão em todos os níveis para que essas nossa taxas possam melhorar”, destacou a pró-reitora. (NW)

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