Cotidiano

UERR em cerca de 15 anos já formou mais de 700 pedagogos

Nesta quinta-feira, 20, é comemorado uma das ocupações mais importantes da educação e da formação, o dia do Pedagogo. Desde 2006, os cursos de pedagogia passaram a fazer parte do portfólio de produtos da Universidade Estadual de Roraima (Uerr) e mais de 700 profissionais foram treinados.

A data foi definida de acordo com a Lei nº 13.083 de 2015 para estimular a discussão sobre o papel da família e da escola no desenvolvimento de crianças e jovens no processo de aprendizagem por meio de uma educação pública de qualidade.

A história de Graciete Barros, 31, ex-vendedora de roupas em Pacaraima, é animadora. Para realizar seu sonho, formou-se na UERR com especialização em educação: tornar-se a primeira pessoa de sua família a obter um diploma de ensino superior. “Na minha família, a maioria deles tem apenas o ensino fundamental. Ele comentou que a minoria tem o ensino médio completo”, comentou 

De vendedora em uma loja de roupas em Pacaraima a pedagoga com foco na educação escolar indígena, a história de Graciete não foi amor à primeira vista para sua carreira. ”Na época, o centro da UERR na cidade oferecia apenas cursos de licenciatura em Literatura, Geografia e Educação. Como não concordo com outras áreas, optei pela Pedagogia. Porém, só comecei a gostar quando comecei o estágio de supervisão de educação infantil.. Hoje, não consigo me imaginar em outra profissão ”, reconheceu.

PEDAGOGIA – Os cursos são ministrados no Campus de Excelência Aplicada à Educação, na zona Oeste de Boa Vista, com um total de aproximadamente 80 alunos matriculados em três turmas. A Universidade Estadual de Roraima foi fundada em 2005 e atualmente atua em cinco campus: Boa Vista (Canarinho e Educação Aplicada de Excelência), Caracaraí, Rorainópolis e São João da Baliza. A Uerr possui em sua grade, 24 cursos de graduação; 15 cursos de pós-graduação, sendo 8 especializações, 4 mestrados e 3 doutorados.