COMUNICAÇÃO

TV analógica será desligada em sete municípios até dezembro

Desligamento ocorre para substituir o antigo sinal pelo atual que oferece alta qualidade de imagem e som, além de melhorar a internet

Televisão antiga, tv, tubo
Televisão antiga (Foto: Reprodução)

O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, publicou portaria que lista sete municípios de Roraima que terão o sinal televisivo analógico desligado até 30 de dezembro de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



As cidades são: Bonfim, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Pacaraima, Rorainópolis e São Luiz do Anauá. Assim, emissoras têm até 30 de setembro para comunicar à pasta que vão continuar a transmitir o sinal em tecnologia digital.

Em todo o Brasil, o desligamento ocorre para substituir o antigo sinal pelo atual que oferece alta qualidade de imagem e som, além de melhorar a faixa de frequência da internet 5G.

Portanto, telespectadores devem adquirir televisores compatíveis com sinal digital ou conversores digitais para modelos antigos – as populares “TV de tubo”.

Nesta segunda-feira (14), o programa Brasil Antenado, do governo federal, começou a distribuição gratuita de kits de antena parabólica digital. A ação, então, vai contemplar, inicialmente, 323 municípios em 16 estados.

Em Roraima, a entrega será entre 13 de outubro de 2025 e 11 de janeiro de 2026, mas inicialmente só vai atingir famílias de baixa renda de Alto Alegre, Amajari e Uiramutã, no Norte do Estado, mas aquelas que não tinham a parabólica.

Para ter direito, a família interessada deve estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico). Outras informações pelo 0800 729 2404 ou pelo site da Brasil Antenado.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.