O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, publicou portaria que lista sete municípios de Roraima que terão o sinal televisivo analógico desligado até 30 de dezembro de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As cidades são: Bonfim, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Pacaraima, Rorainópolis e São Luiz do Anauá. Assim, emissoras têm até 30 de setembro para comunicar à pasta que vão continuar a transmitir o sinal em tecnologia digital.
Em todo o Brasil, o desligamento ocorre para substituir o antigo sinal pelo atual que oferece alta qualidade de imagem e som, além de melhorar a faixa de frequência da internet 5G.
Portanto, telespectadores devem adquirir televisores compatíveis com sinal digital ou conversores digitais para modelos antigos – as populares “TV de tubo”.
Nesta segunda-feira (14), o programa Brasil Antenado, do governo federal, começou a distribuição gratuita de kits de antena parabólica digital. A ação, então, vai contemplar, inicialmente, 323 municípios em 16 estados.
Em Roraima, a entrega será entre 13 de outubro de 2025 e 11 de janeiro de 2026, mas inicialmente só vai atingir famílias de baixa renda de Alto Alegre, Amajari e Uiramutã, no Norte do Estado, mas aquelas que não tinham a parabólica.
Para ter direito, a família interessada deve estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico). Outras informações pelo 0800 729 2404 ou pelo site da Brasil Antenado.