
Os trabalhadores da construção civil em Roraima começaram a receber reajuste salarial de 7%, conforme acordo coletivo firmado entre o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Roraima (SINDUSCON/RR) e o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário de Roraima (SINTRACOMO/RR). Eventuais diferenças referentes ao período retroativo poderão ser quitadas até dezembro de 2025.
Além do reajuste, a convenção coletiva 2025/2027 trouxe melhorias nos benefícios, como café da manhã, almoço e cesta básica, que mantém caráter indenizatório, sem integrar o salário. As cláusulas de penalidades por descumprimento também foram atualizadas, garantindo maior segurança jurídica.
Para o presidente do SINDUSCON/RR, Clerlânio Holanda, o acordo representa equilíbrio entre a recomposição salarial e a preservação da sustentabilidade do setor. “O consenso alcançado garante um reajuste justo e a manutenção de benefícios essenciais, preservando o equilíbrio do setor e a continuidade dos empregos em Roraima”, afirmou.
A negociação foi mediada pelo Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC) do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região. O acordo teve efeito a partir de 1º de setembro de 2025.