Cotidiano

TJ ministra palestra sobre dependência química para detentos e seus familiares

Objetivo do evento é garantir o caráter pedagógico da pena aos condenados por tráfico de droga, não se limitando apenas ao processo

TJ ministra palestra sobre dependência química para detentos e seus familiares TJ ministra palestra sobre dependência química para detentos e seus familiares TJ ministra palestra sobre dependência química para detentos e seus familiares TJ ministra palestra sobre dependência química para detentos e seus familiares

A Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas (Vepema), do Tribunal de Justiça de Roraima (TJ/RR) realiza hoje, uma palestra educativa sobre o tema “Dependência nos aspectos jurídico, social e de saúde”. O público-alvo são pessoas que cumprem penas e medidas alternativas, bem como seus familiares. O evento será realizado das 15h às 18h, no Fórum Sobral Pinto, em parceria com o Centro Universitário Estácio da Amazônia.

O juiz titular da Vara de Execuções de Penas e Medidas Alternativas, Alexandre Magno Magalhães Vieira, disse que esta é a primeira palestra do ciclo e abordará o tema da dependência química, mal que tem causado muita aflição na sociedade. Ele ressalta que, embora o público-alvo seja  pessoas que cumprem penas e medidas alternativas, será aberta à sociedade e a participação de acadêmicos do Centro Universitário Estácio da Amazônia.

“A drogadição não faz acepção de pessoas, sendo uma situação de saúde pública. Portanto, falar do assunto pode ajudar as famílias a ficarem mais atentas com seus entes, e busca evitar que novos dependentes surjam no ambiente familiar”, disse. “Entre as pessoas que cumprem pena alternativa existem muitos casos de pessoas que apresentam problemas de drogadição e sabemos que isso envolve toda a família e é um dos maiores problemas que enfrentamos hoje e colocamos esse tema para alertar e conscientizar sobre os males que causa à sociedade”.

Ele informou que a iniciativa faz parte do ciclo de palestras previsto no projeto Patronato, que é uma parceria entre a Vepema e o Centro Universitário Estácio da Amazônia, e que tem o objetivo de garantir o caráter pedagógico da pena, não se limitando apenas ao processo, que seja através de palestras ou de acompanhamento de multiprofissionais, como psicólogo, assistente social e pedagogo. Além de promover conhecimento ao cumpridor, e considerando a necessidade do indivíduo buscar um novo projeto de vida.

“Todos os profissionais que vão ministrar as palestras são da Estácio. A  Vepema vai levar os cumpridores de penas alternativas e, se possível suas famílias, de modo a ter uma participação familiar e mostrar a importância da família na ressocialização do apenado, como também a participação da sociedade em geral, já que o problema atinge a todos. Os acadêmicos terão uma noção de como agir nestas situações e em seus vários  aspectos, que sejam jurídicos, social ou de saúde”, frisou.

Ele disse que os apenados convidados não têm a obrigação de participar da palestra e que não haverá nenhuma sanção para eles, mas ressaltou que é uma boa oportunidade para interagir com palestrantes, acadêmicos, família e a sociedade. “A palestra aberta e voluntária e convidamos os cumpridores de penas alternativas e que não estão encarcerados, mas esperamos um bom público que ao final terão um certificado de participação”, disse. (R.R)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.