Fornecimento

Testes em usina termelétrica podem afetar fornecimento de energia em RR nesta semana

Interrupções podem ocorrer devido a testes operacionais na usina termelétrica Jaguatirica II, localizada na região do Bom Intento

Usina Termelétrica Jaguatirica II, na zona rural de Boa Vista, é uma das unidades da Eneva no Brasil (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Usina Termelétrica Jaguatirica II, na zona rural de Boa Vista, é uma das unidades da Eneva no Brasil (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A Roraima Energia informou que o fornecimento de energia no estado pode ser afetado nas próximas terça-feira (5) e quinta-feira (7) devido a realização de testes operacionais na Usina Termelétrica (UTE) Jaguatirica II, localizada na região do Bom Intento, na zona Rural de Boa Vista.  Nos dois dias, as manutenções serão realizadas durante a madrugada – de 23h às 4h.

Conforme a distribuidora, a ação faz parte da programação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e podem ocorrer eventos no sistema com perturbação ou interrupção no fornecimento de energia.

“A Roraima Energia está seguindo todas as orientações do ONS, visando minimizar possíveis impactos no sistema de distribuição decorrente dos testes”, informou a empresa.

O parque térmico do estado conta com as usinas termelétricas de Monte Cristo, na zona Rural de Boa Vista, Jardim Floresta e Distrito, ambas na zona Oeste, e Novo Paraíso, em Caracaraí, região Sul do estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



A usina Jaguatirica II fornece energia gerada a gás e foi inaugurada em setembro de 2021. Roraima é o único estado do país que não é ligado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e, durante anos, dependeu da energia fornecida pela Venezuela. No entanto, o país parou de enviar energia ao estado em março de 2019 e, desde então, o trabalho é feito por termelétricas da Roraima Energia.

O abastecimento era feito via Linhão de Guri, que ligava Boa Vista ao complexo hidrelétrico de Guri, em Puerto Ordaz. O contrato para esse serviço foi firmado em 2001, ainda no governo de Fernando Henrique Cardoso e o então presidente venezuelano Hugo Chavez.

Em agosto deste ano, o presidente O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou a ordem de serviço para início das obras do Linhão de Tucuruí, que conectará o Estado de Roraima à rede nacional de energia elétrica. A linha de transmissão ligará Manaus a Boa Vista, com 715 quilômetros de extensão.

O que você está achando da nova FOLHA BV?

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.