
Pelo segundo ano consecutivo, Roraima será premiado pela STN (Secretaria do Tesouro Nacional) no Ranking de Qualidade da Informação Contábil. O anúncio foi feito nessa terça-feira, 19, por meio de ofício da STN à Sefaz (Secretaria Estadual da Fazenda). A cerimônia de entrega ocorrerá em Brasília, no dia 15 de setembro de 2025, consolidando mais um marco na trajetória de credibilidade fiscal do Estado.
Em 2024, Roraima já havia sido destaque nacional ao vencer a categoria “Maior Evolução” do prêmio, superando estados como São Paulo e Bahia. Na ocasião, o reconhecimento reforçou o salto de qualidade obtido pelas informações fiscais e contábeis do Estado, enviadas pela Sefaz e pela Seplan (Secretaria de Planejamento e Orçamento).
Gestão transparente como marca do governo

Agora, ao repetir a conquista, Roraima demonstra que se consolidou um padrão de excelência que o coloca como referência entre os estados brasileiros. Para o governador Antonio Denarium, esse resultado é reflexo de uma política de transparência em todos os níveis instituída desde o início da gestão.
“Desde que assumimos o Governo, em 2019, temos implementado uma gestão transparente, onde todas as secretarias e órgãos da administração pública estadual estão comprometidas com a eficiência e com a lisura em suas ações. E a qualidade da informação contábil é fundamental para que tanto os órgãos de controle quanto a própria população fiquem cientes que o governo está agindo dentro da legalidade e investindo corretamente os recursos”, explicou o chefe do Executivo roraimense.
De acordo com a CGCE (Coordenação-Geral de Contabilidade Estadual), órgão da Sefaz, este reconhecimento é resultado do trabalho técnico, dedicado e colaborativo de todas as equipes envolvidas, reafirmando o compromisso do Estado com a transparência, a responsabilidade fiscal e a credibilidade da gestão pública.
“Receber este prêmio pelo segundo ano consecutivo demonstra que Roraima está em constante evolução e se consolidando como referência nacional em qualidade da informação contábil e fiscal. A conquista reforça o alinhamento de esforços entre a CGCE e os demais Poderes e órgãos do Estado, mostrando que a qualidade da informação é um pilar essencial da gestão pública moderna e responsável”, destacou Paolo Pereira, Contador Geral do Estado.
O secretário estadual da Fazenda, Manoel Sueide Freitas, enalteceu o trabalho da equipe da CGCE na conquista de mais esse prêmio para o Estado. “Nossa equipe tem feito um trabalho sério e competente, com transparência e inovação, que vem colocando Roraima na vanguarda no cenário nacional, representando um orgulho para todos os roraimenses”, disse o secretário.
Equilíbrio fiscal e desenvolvimento econômico reforçam reconhecimento nacional

O prêmio reflete não apenas a qualidade da informação contábil, mas também a consistência na gestão das finanças públicas. Desde 2018, o Governo do Estado quitou R$ 3,64 bilhões em dívidas herdadas de gestões anteriores. À época, o passivo estadual era de R$ 8,4 bilhões, comprometendo as finanças e a capacidade de investimento.
Paralelamente, Roraima registrou crescimento histórico do PIB, de 37,9% entre 2019 e 2024, o maior do país e acima da média nacional e internacional, e alcançou o topo do ranking de competitividade do Centro de Liderança Pública.
Os avanços refletiram diretamente na geração de empregos e no fortalecimento do empreendedorismo: em maio de 2025, o Estado contabilizou quase 85 mil postos formais de trabalho e cerca de 39 mil empresas ativas, demonstrando a combinação entre responsabilidade fiscal e desenvolvimento econômico sustentável.
Sobre o Ranking da STN
O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal avalia os entes federativos em quatro dimensões, assegurando que os dados enviados à União tenham confiabilidade, consistência e transparência:
• Dimensão I – Gestão da Informação: analisa o envio e manutenção das informações no Siconfi, considerando prazos, retificações e estrutura das matrizes de saldos contábeis;
• Dimensão II – Informações Contábeis: avalia a adequação às regras do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) e a consistência entre demonstrativos;
• Dimensão III – Informações Fiscais: verifica os dados fiscais de acordo com o Manual de Demonstrativos Fiscais (MDF), incluindo relatórios como RREO e RGF de todos os poderes e órgãos;
• Dimensão IV – Informações Contábeis x Informações Fiscais: cruza os dados contábeis e fiscais, analisando a compatibilidade entre DCA, RREO, RGF e MSC.