COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS

Senado aprova diligência para investigar aumento de malária e desnutrição na Terra Yanomami

Além disso, foi aprovada uma visita técnica a Pacaraima (RR) para acompanhar os trabalhos da Operação Acolhida, após a suspensão de recursos dos EUA para a OIM

TERRA YANOMAMI: aumento dos casos de malária e desnutrição
Segundo a denúncia, em 2022 indígenas da comunidade Sanumã teriam se deslocado da Terra Indígena Yanomami para Boa Vista e ficado nas ruas. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado aprovou a realização de uma diligência na Terra Yanomami, em Roraima, para apurar o aumento nos casos de malária e a situação da desnutrição infantil na região. A medida tomada nessa quarta-feira, ocorreu após denúncias de desassistência por parte do governo federal.

A proposta foi apresentada pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), presidente da CDH, que destacou o aumento de 10% nos casos de malária, que atingiram mais de 33 mil registros em 2024, em comparação com o ano anterior. “Este governo anunciou que resolveria todos os problemas, que têm centenas de anos. Tem muito dinheiro indicado para a área Yanomami. O que estão fazendo com essa verba?”, questionou a parlamentar.

Damares Alves também lembrou que, em julho de 2023, a organização Yanomami IPASALE Associação Samuna havia enviado um ofício ao Senado e à CDH pedindo providências urgentes em relação à situação de desassistência na Terra Yanomami, que estaria resultando na morte de crianças. Segundo a senadora, o pedido nunca foi atendido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Imigração em Roraima

(Foto: Divulgação)

Além de tratar dos casos de malária na Terra Yanomami, a CDH aprovou outra medida proposta por Damares Alves: a visita técnica de parlamentares à cidade de Pacaraima, em Roraima, para acompanhar os trabalhos da Operação Acolhida, que atende imigrantes venezuelanos. A visita ocorre após o anúncio do Governo dos Estados Unidos de suspender por 90 dias os repasses de recursos para a Organização Internacional para as Migrações (OIM), o que pode afetar o atendimento aos refugiados.

De acordo com dados dos operadores de imigração, entre 500 e 700 venezuelanos chegam ao Brasil diariamente. Desde o início da operação, mais de um milhão de pessoas já foram atendidas na região, e ao menos 125 mil imigrantes foram interiorizados para mais de mil municípios brasileiros.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.