Escola Municipal Indígena Amooko Roseno. (Foto: Divulgação).
Escola Municipal Indígena Amooko Roseno. (Foto: Divulgação).

Um forte temporal atingiu as comunidades indígenas São Luiz e Barreirinha, localizadas no município de Uiramutã, na tarde desta terça-feira (21). A chuva arrancou telhados de casas, danificou a estrutura de escolas e igrejas da região.

Conforme relatos de moradores da comunidade São Luiz, o temporal veio acompanhado de granizo e causou diversos estragos. Parte do forro da Escola Municipal Indígena Oséias Ribeiro desabou, o telhado da igreja foi parcialmente arrancado e a estrutura do malocão, onde funciona uma escola estadual, também ficou danificada.

Apesar da força do temporal e dos danos causados, não houve registro de feridos. A comunidade indígena Barreirinha também foi atingida pelas chuvas e pelos ventos fortes. Parte do telhado da Escola Municipal Indígena Amooko Roseno foi danificada, assim como algumas residências da localidade.

Imagens enviadas por moradores mostram os danos causados pelo o temporal. (Foto: Divulgação).

Como a escola municipal ficou com parte da estrutura física comprometida, a prefeitura de Uiramutã informou que fará um laudo e acionará a empresa responsável pela construção para fazer os reparos na unidade de ensino.

Segundo as informações repassadas, secretários municipais de Uiramutã vão se reunir na manhã desta quarta-feira (22), para elaborar um plano de contingência com o objetivo de definir estratégias e procedimentos para minimizar os impactos provocados pelas fortes chuvas. De acordo com eles,  equipes da prefeitura já foram enviadas às comunidades atingidas para prestar apoio e avaliar os prejuízos.