Cotidiano

Técnicos da Educação de Roraima terão novo PCCR

Reivindicado há oito anos pela categoria, plano é voltado para servidores que contribuem para a formação integral dos estudantes

O governador Antonio Denarium assinou o novo PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações) dos técnicos administrativos da Educação. A assinatura foi feita no Centro Profissionalizante Professor Antonio de Pinho Lima, no bairro Caranã, em evento com técnicos educacionais que atuam em escolas da capital e do interior do Estado.

Mas para valer, o PCCR ainda depende de aprovação da Assembleia Legislativa de Roraima. Reivindicado há oito anos pela categoria, o plano é voltado para servidores como merendeiros, assistentes alunos e secretários de escola, profissionais que contribuem para a formação integral dos estudantes.

“Todos merecem respeito e valorização, desde o porteiro, merendeiro, assistente de alunos, professor até o gestor escolar”, destacou Denarium, que pedirá rapidez na aprovação do PCCR.

Além de dispor sobre benefícios como adicional de interiorização, adicional de qualificação, ajudas de custo, qualificações profissionais, progressões verticais e horizontais, o novo PCCR também prevê a criação de cargos de nível superior como nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais, profissionais necessários no atendimento educacional.

“O novo PCCR traz um ganho muito grande ao trazer a carreira de nutricionista, uma demanda cobrada pelo FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação] há anos, além da carreira de assistente social, em cumprimento a uma lei já existente e a carreira de psicólogo”, explicou a secretária estadual de Educação, Leila Perussolo.

“Queríamos mostrar que existíamos na escola. Na pandemia atuamos na linha de frente”, disse Leonilde Lima Cavalcante, da Diretoria dos Técnicos Educacionais do Sinter (Sindicato dos Trabalhadores em Educação).

O PCCR foi elaborado por uma comissão formada por técnicos da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), da Segad (Secretaria de Gestão, Estratégia e Administração) e do Sinter (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima). A comissão atuou nos estudos e na revisão do plano durante o segundo semestre de 2021.