A rotina do estudante David Veras, de 29 anos, mudou completamente ao iniciar o Curso de Especialização em Gestão de Cooperativas, há quase dois anos. De quinta à domingo o jovem se deslocava do Projeto de Assentamento (P.A) Nova Amazônia, na zona Rural de Boa Vista, até a sede da Capital, abrindo mão do trabalho e de tempo com a família para se dedicar aos estudos.
Colaborador de uma cooperativa de pequenos produtores no Projeto de Assentamento (P.A) Nova Amazônia, Veras contou que se matriculou no curso para se especializar na área. “A cooperativa me deu oportunidade de contribuir com meus conhecimentos e, na medida do possível, contribuir com esse ofício”, disse.
Além dele, outros 19 profissionais da área que participaram da segunda turma de Especialização em Gestão de Cooperativas, promovido pela Organização das Cooperativas de Roraima e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (OCB/Sescoop), em parceria com a Universidade Federal de Roraima (UFRR), receberam o certificado de conclusão do curso.
Foram meses de estudo para capacitar e lançar no mercado cooperativista novos gestores com especialização na área. Com a capacitação, os profissionais poderão atuar no planejamento, acompanhamento e intervenções no processo de gestão e tomadas de decisão fazendo uso de simulação com base em rotinas inerentes às cooperativas.
O presidente do Sistema OCB/Sescoop em Roraima, Silvio de Carvalho, destacou o crescimento do setor no Estado. “O mercado o sistema cooperativista está crescendo em pela expansão de maneira que temos cooperativas nos meios urbanos e rurais. São mais de 20 mil pessoas que trabalham e vivem pelo cooperativismo”, disse.
A partir do crescimento do setor, segundo ele, surge necessidade da formação de novos profissionais. “A expansão começa a demandar trabalhos profissionais e daí veio a ideia de formar parceria com a UFRR para capacitar a turma de gestão de cooperativa”, ressaltou.
A coordenadora do curso, Geórgia Ferko, explicou que com a capacitação os profissionais poderão transformar as cooperativas por meio do conhecimento. “O curso tratou de contabilidade, marketing e legislação, e são áreas que agregam conhecimento para atuar na cooperativa de forma mais presente e eficaz. Agora essas pessoas poderão atuar com mais propriedade, porque já são certificadas nas próprias cooperativas”, destacou.
A coordenadora do Centro de Ciências Econômicas e Administrativas (Cadecon), da UFRR, Ana Zuleide, citou a parceria com o Sistema OCB/Sescoop para a realização do curso. “Quando temos uma especialização como essa em parceria com a OCB conseguimos entender a realidade. 90% dos alunos já trabalham e são cooperativados, apenas aprimoram esse conhecimento no curso e isso fará com que as pequenas cooperativas melhorem”, frisou.
NÚMEROS- Além de lançar profissionais mais capacitados para o mercado cooperativista no Estado, o Curso de Especialização em Gestão de Cooperativas alcançou números de sucesso.
Iniciado em março de 2015, os estudantes realizaram a produção de 10 artigos científicos avaliados e publicados em uma edição especial da revista de administração da UFRR. Foram três propostas inovadoras com base nas boas práticas identificadas, estruturadas e disponibilizadas para as cooperativas participantes, até maio de 2015.
Além disso, 20 profissionais foram capacitados para atuar nas respectivas cooperativas, na área de gestão, contabilidade, planejamento e marketing, dada a matriz do curso. 12 artigos serão públicos após a reunião de encerramento a revista de administração UFRR, que irá fazer uma edição especial só com o tema “cooperativismo”.