Cotidiano

Sindicatos farão ato contra projeto de repactuação

As entidades acreditam que proposta penaliza servidores de várias formas, inclusive com plano de demissão

Sindicados de diversas categorias vão realizar logo mais, a partir das 14 horas, uma mobilização na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) em razão da possível apreciação do projeto de repactuação das dívidas do Estado.

A reportagem apurou que parte dos parlamentares do Legislativo está dividida sobre os pontos apresentados na proposta. A grande maioria acredita que o Governo precisa reavaliar todo o projeto, uma vez que ele penaliza dos servidores com redução de salário e até demissões.  

“Nós convocamos todos os servidores públicos do Estado, principalmente a nossa categoria de enfermagem, a estar presente às 14h, na Assembleia Legislativas, que mais uma vez analisa a tentativa de votar esse projeto, que penaliza nos servidores. Nós somos totalmente contrários a isso”, destacou o presidente do Sindicato de Enfermagem de Roraima, Melquizedek Menezes.

Sobre a proposta, a Casa Civil do Governo do Estado informou, em nota, que a não aprovação da Lei estadual pode impedir a inclusão do Estado no Plano de Recuperação Fiscal do Governo Federal.

“Com isso o Estado deixaria de receber recursos ou até mesmo o beneficio de renegociar dividas”, completou.

Segundo o órgão, a inclusão de Roraima no plano trará a possibilidade de readequação de receitas e despesas de custeio, como pagamento  de fornecedores e manutenção dos salários de servidores em dia. A não inclusão prejudicaria o Estado, os servidores e a população, que depende diretamente de investimentos em áreas essenciais.

“Vale lembrar que Roraima ainda encontra-se em estado de calamidade financeira, conforme Decreto 9.602, de 8 dezembro de 2018, com vigência até junho de 2019”, finalizou.

Colaborou a repórter Vanessa Fernandes.