
Para ampliar o conhecimento dos servidores municipais sobre o Regime Próprio de Previdência (Pressem), três sindicatos de Boa Vista promovem, entre 11 e 13 de novembro, uma capacitação voltada à educação previdenciária.
O curso, de 31 horas, é ministrado pela Associação Gaúcha das Instituições de Previdência Pública (Agip) no anexo administrativo Ivoneide Gomes Pereira, da Câmara Municipal de Boa Vista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A iniciativa surgiu diante das discussões sobre a reforma da previdência municipal, atualmente em análise na Câmara, com a possibilidade de transformá-lo em autarquia e aumentar a alíquota de contribuição dos servidores de 11% para 14%.
Segundo a presidente do Sitram (Sindicato dos Trabalhadores Municipais), Lucinalda Coelho, o momento é decisivo.
“O servidor precisa ter ciência do que realmente está acontecendo e dar sua contribuição nessa construção. Nosso objetivo é que as pessoas capacitadas possam multiplicar o conhecimento sobre o funcionamento do regime”, afirmou.
Para a presidente do Sintras-RR (Sindicato da Saúde), Maceli Souza, a falta de informação previdenciária entre os servidores motivou a parceria com Sitram e Sintear (Sindicato dos Tecnólogos, Técnicos e Auxiliares em Radiologia). “A previdência ainda é uma matéria obscura”, destacou.
O presidente da Agip, Alderi Zanatta, explicou que o curso também prepara os servidores para se certificarem e atuarem em conselhos e comitês do Pressem.
“É uma exigência do Ministério da Previdência que todos os gestores e conselheiros tenham certificação profissional. Nosso intuito é qualificá-los para que possam exercer seus papéis com segurança e responsabilidade”, disse.