Cotidiano

Setembro poderá ser dedicado a ações de inclusão da pessoa com deficiência

Proposta da deputada Lenir Rodrigues é que programações façam parte de calendário oficial do Estado

O mês de setembro poderá ser todo dedicado a atividades e programações voltadas à inclusão social da pessoa com deficiência em Roraima. A proposta foi protocolada essa semana pela deputada Lenir Rodrigues (CIDADANIA), por meio de projeto de lei, junto à Assembleia Legislativa.

Conforme ela, a ideia é que nesse período sejam realizadas ações com a finalidade de estimular a participação social das pessoas com deficiências, conscientizando famílias e a sociedade sobre a importância da inclusão social, por meio de cooperação entre Estado e Municípios, iniciativa privada, entidades civis, e organizações profissionais e científicas, entre outros. “Muitas pessoas não têm conhecimento sobre seus direitos, e uma das nossas metas com esse projeto é justamente promover a informação, ampliando o acesso ao conhecimento”, comentou.

Neste sentido, disse a deputada, também os avanços, conquistas e boas práticas de políticas públicas devem ser divulgados, uma vez que, dessa forma, também será possível identificar os desafios para a inclusão social da pessoa com deficiência. “A proposta é que sejam oferecidas palestras, e promovidos eventos sobre esse tema, onde a divulgação desse conteúdo será massificada. Também pretendemos que haja encontros comunitários para a disseminação de práticas inclusivas e a identificação de obstáculos que precisaremos ultrapassar para garantir a essas pessoas seus direitos”, disse.

O projeto prevê ainda a iluminação ou decoração de espaços com a cor verde, além de outras medidas que ajudem a dar suporte e visibilidade à participação e inclusão social de pessoas com deficiência na vida comunitária.