Cotidiano

Sesau realiza vacinação de estrangeiros acolhidos pelo CRI

O Centro tem sido o principal ponto de apoio para indígenas vindos da Venezuela

Estrangeiros acolhidos pelo Centro de Referência ao Imigrante (CRI) receberam da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) nesta terça-feira, 06, vacinas para prevenção de doenças, como tétano, rubéola e coqueluche. Criado para ajudar os refugiados venezuelanos que vivem no Estado, o Centro também disponibiliza atendimentos médicos, odontológicos, alimentação e atividades recreativa para as crianças de forma gratuita.

Conforme informou o gerente do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (NEPNI), Rodrigo Danin, a quantidade de vacinas aplicadas vai depender da demanda de cada dia. “Estamos observando o fluxo do local para nos adaptarmos ao atendimento aos venezuelanos. Mas todos os adultos e crianças que chegarem à Unidade serão beneficiados”, afirmou.

O gerente ressaltou que a disponibilização das doses faz parte das ações de assistência aos imigrantes venezuelanos e que a Sesau disponibilizou ainda dois enfermeiros para aplicarem as doses. “Trata-se de um trabalho em conjunto, com o apoio do município de Boa Vista, para que o serviço seja prestado da melhor maneira possível às pessoas que precisam de atenção nesse momento delicado pelo qual passa o país vizinho”, disse.

 

SOBRE O CRI

O Centro de Referência ao Imigrante (CRI) foi criado a partir do monitoramento do processo migratório, período em que mais de dois mil imigrantes venezuelanos foram cadastrados por agentes da Defesa Civil e demais órgãos do Estado. O Centro é gerenciado pelo Gabinete Integrado de Gestão Migratória (GIGM) e funciona como ponto de apoio aos imigrantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Instalado provisoriamente na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil e do Mobiliário (Sintracomo), localizado na avenida Surumu, 1976, bairro São Vicente, o Centro recebeu 133 venezuelanos somente no primeiro dia de funcionamento e tem a Sesau como parceira das atividades.

Com informações do Governo do Estado.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.