Servidores do setor de higienização do Hospital da Criança Santo Antônio, localizado no bairro 13 de Setembro, zona Sul, fizeram uma paralisação na manhã de ontem, 30, reivindicando o pagamento integral dos salários. Os funcionários denunciaram que haviam recebido os salários sem as gratificações das quais têm direito, o que reduziu seus proventos pela metade. A manifestação durou duas horas e reuniu cerca de 15 servidores.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Boa Vista (Sitram), Sueli Cardozo, informou que se reuniu com os representantes dos servidores durante a manifestação para apurar a razão do não pagamento das gratificações. “Eles entraram em contato com o sindicato reclamando que quando foram sacar os salários, perceberam que as gratificações de higienização, que é devido ao setor de limpeza e conservação do hospital, não haviam sido pagas”, disse.
O problema tem sido recorrente, por isso o sindicato entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, que informou que estavam reprocessando a folha de pagamento para corrigir os erros. “Disseram que estão enviando os procedimentos ao banco, informando a diferença salarial devida aos servidores e que a correção será feita até sábado, dia 1º de novembro”, disse Sueli.
Um dos funcionários que aderiram à paralisação, que não quis se identificar, denunciou que a Secretaria Municipal de Saúde teria a intenção de devolver os servidores concursados lotados no hospital para a Secretaria Municipal de Administração. “Querem nos substituir, pois somos concursados, por trabalhadores terceirizados”, disse.
PREFEITURA – A Folha entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Boa Vista para saber o motivo das gratificações dos servidores do Hospital Santo Antônio não terem sido pagas, mas não houve retorno. (L.G.C)
Cotidiano