Cotidiano

Servidores estão 17 anos sem progressão vertical, diz Sintraima

O Sintraima quer agilizar a execução do processo de servidores estaduais para o recebimento das progressões verticais

Servidores estaduais que assinaram documentação referente as progressões verticais, estão sendo convocados para apresentarem os documentos na sede do Sintraima (Sindicato dos Trabalhadores Civis Efetivos do Poder Executivo do Estado de Roraima). 

O presidente Francisco Figueira orienta que esses servidores compareçam de imediato ao sindicato para que possa ser feito logo a execução do processo.

“É importante que essa documentação seja entregue logo, pois assim faremos a execução para que esses servidores sejam reposicionados dentro das progressões que tem direito desde 2004. São 17 anos sem nenhuma progressão vertical”, frisa.

Figueira destaca que as progressões verticais são um direito do servidor, mas que foi conquistada na justiça por meio do sindicato, para que o benefício fosse executado. “Servidores vão aumentar seu valor monetário em 30, 40, 50, 60% a mais do que recebem hoje”, garante o presidente.

Segundo ele, o reajuste geral anual não é aplicado desde o ano de 2016, e o pagamento dessas progressões verticais amenizará a situação.

MUDANÇA DE CLASSE – Outro beneficio com o pagamento das progressões de servidores da lei 1032/2016 vai ser a mudança de classe na tabela financeira do trabalhador.

“Eles já eram pra ter sido reposicionados em relação a progressão vertical, mas com sua execução, o servidor vai mudar de classe, andando para cima na tabela financeira, aumentando seu vencimento, pois até agora só tinha andado de lado”, explica.

Ele também conta que esses essas progressões são referentes ao intervalo dos anos de 2004 a 2009, de 2009 a 2014 e de 2014 a 2019 que são as verticais.

“Esses servidores do estado deveriam estar na categoria da tabela financeira D2, mas atualmente estão na A6, por esse atraso na efetivação do direito que eles têm”, diz.

O presidente também cita que o sindicato ganhou na justiça o direito do pagamento das progressões. “Foi uma demanda judicial do sindicato, por meio da nossa assessoria jurídica. Esse processo estava tramitando desde 2016 e ganhamos no final de 2020 e estamos na fase de execução do processo”, relata.

Documentos necessários: Identidade (RG), CPF e comprovante de residência atualizado.

Endereço do Sintraima: avenida Mário Homem de Melo, número 3873, bairro Liberdade 

LEI 1028/2016 – Segundo Francisco Figueira, o sindicato também está com o processo das progressões verticais dos servidores representados pelo Sintraima da lei número 1028/2016 em aberto

“Estamos tentando resolver essa questão e outros processos com o Iteraima [Instituto de Terras e Colonização de Roraima], Aderr [Agência de Defesa Agropecuária] e também o reposicionamento da tabela financeira que não foi feita em 2019, para garantir a valorização dos servidores do estado”, afirmou Figueira.