Entrada do Município de Iracema, no Sul de Roraima
Entrada do Município de Iracema, no Sul de Roraima (Foto: Eduardo Andrade/SupCom ALE-RR)

A Folha BV recebeu a denúncia de servidores municipais da saúde e educação do município de Iracema que alegam estar com três meses de salários atrasados. Além disso, a denúncia também inclui demissões que teriam sido realizadas sem justificativas nas últimas semanas. Por meio de nota a Prefeitura negou o atraso (confira a nota completa ao final da reportagem).

Segundo o denunciante, que optou por não ser identificado, a situação começou a partir de setembro, quando o último salário foi pago. Depois dessa data, os servidores teriam sido informados de que o pagamento estava atrasado por falta de verba. Outro ponto citado pelo denunciante é a demissão de vários servidores.

“Na saúde, dez pessoas já foram demitidas. Na educação, as demissões serão em massa. As aulas, que geralmente terminam entre os dias 15 e 17 de dezembro, serão encerradas no dia 12. O motivo é a falta de pagamento dos funcionários; as pessoas estão saindo e, consequentemente, não haverá merenda”, contou a denunciante.

Ainda de acordo com o relato, algumas demissões teriam sido avisadas por telefone. Os servidores alegam que apesar da demissão, não houve nenhum tipo de acordo em relação ao salários que já estavam pendentes antes do fim do vínculo de trabalho.

A denunciante destaca que a preocupação dos servidores é que os três meses que estão pendentes sejam pagos e as contas em atraso sejam regularizadas, uma vez que as demissões de fim de ano não são inesperadas.

Como ficará nosso Natal? Somos pais de família precisando pagar as contas. Fui demitida por telefone com três meses de salário atrasado, e meus colegas de trabalho, inclusive da limpeza e copa da Educação, foram para o trabalho e foram dispensados no local, com os salários pendentes

Outro lado

A FolhaBV procurou a Prefeitura de Iracema, que negou que os salários estejam atrasados desde setembro. “Quanto a rescisão contratual dos servidores que tem o vínculo empregatício através de contrato temporário, esta decisao foi tomada através de determinação judicial da Comarca de Mucajaí, onde foi determinado a convocação das pessoas que realizaram concurso público”, informou a Prefeitura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE