4ª EDIÇÃO

“Semana do Setembro Amarelo” promove ações sobre saúde mental

O objetivo é alcançar profissionais da saúde de forma preventiva e dinâmica, promovendo reflexão e suporte especializado.

Ação do Setembro Amarelo com servidores do HGR. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV).
Ação do Setembro Amarelo com servidores do HGR. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV).

Com a finalidade de abrir um espaço de diálogo e conscientização sobre a importância de cuidar da saúde emocional e física, profissionais da saúde passarão por uma série de atividades voltadas à prevenção do suícidio na programação da “Semana do Setembro Amarelo” que inicia nesta quarta-feira (24), e segue até o dia 26 de setembro.

Em sua 4º edição, a iniciativa promovida pelo o Núcleo de Psicologia do Hospital Geral de Roraima (HGR), visa alcançar e apoiar os  mais de três mil servidores que atuam no hospital.

A psicóloga e coordenadora do Núcleo de Psicologia do HGR, Brígida Sinara Dantas Bernardino,  explicou que a ação tem a finalidade de trabalhar as demandas emocionais desses profissionais.

“Essa ação foi iniciada em 2021 alinhada a campanha nacional que já existe desde 2013, então nessa perspectiva, buscamos evidenciar aos nossos servidores que eles possuem um suporte não apenas no âmbito profissional, mas em sua vida pessoal também”, frisou. 

Brígida Sinara Dantas Bernardino, psicóloga e coordenadora do Núcleo de Psicologia do HGR.
(Foto: Arquivo Pessoal).

Conforme a coordenadora, além dessa campanha, há uma Sala de Atendimento do HGR que oferece aos servidores os primeiros suportes psicológicos.

“O acolhimento, orientação e suporte focal, são algumas das ações que trabalhamos com eles, pois ter uma comunicação aberta no ambiente de trabalho torna esse espaço em lugar mais humano e acolhedor, onde esses profissionais se sentem seguros para procurar ajuda e se cuidar”, finalizou.

Com uma programação repleta de palestras e atividades culturais durante toda a semana, destaca-se a abertura que ocorre nesta quarta-feira, às 9h, no corredor central de acesso aos blocos.

Em seguida, das 9h30 às 10h30, haverá apresentação musical da Escola Musical Batera Beat e, às 10h, haverá panfletagem sobre cuidados com a saúde mental e divulgação da sala de atendimento focal. Pela tarde, está prevista atividade de arteterapia com música e pintura.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.