SUSTENTABILIDADE

Menino do Dedo Verde promove Semana do Meio Ambiente com foco em plantas medicinais

Programação vai até terça-feira, dia 3

Menino do Dedo Verde promove Semana do Meio Ambiente com foco em plantas medicinais

Na manhã desta quarta-feira, 28, foi iniciada a Semana do Meio Ambiente, realizada por jovens e educadores que participam do programa Menino do Dedo Verde, localizado no Horto Munixipal do Parque Anauá, no Bairro dos Estados.

Neste ano, a semana tem o tema “A força silenciosa que vem da natureza”, abordando plantas medicinais e a devida forma de uso de cada uma delas. A programação vai até a próxima terça-feira, dia 3.

O integrante Lucas Clementino, de 16 anos, ficou responsável por falar sobre a arnica e xanadu.

Cada grupo ficou com uma planta. A arnica é uma planta medicinal que é muito usada principalmente por especial da medicina, que também é usada como cremes, géis e pomadas. E ela não pode ser usada em feridas abertas porque ela tem toxinas.

Lucas Clementino em entrevista à Folha (Foto: Nilzete Franco – Folha BV)

Segundo a gerente do programa, Elohana Carvalho, toda a população é convidada a participar do evento. Os convidados passam pelas mesas com os jovens, que falam um pouco sobre as plantas, e depois respondem a um quiz. Como brinde, cada um leva uma muda para casa.

Estamos trazendo a conscientização pra população do uso correto dessas plantas. Então, aqui vamos ter a amostra delas e mostrar os seus benefícios e também suas contraindicações. E aí vamos fazer uma rota ambiental, começando por essas plantas, depois uma visita lá na Sumaúma, depois eles vão assinar um termo de compromisso com a natureza e no fim a gente volta fazendo um quiz pra ver se realmente eles entenderam o que foi passado“, contou Elohana

A gerente do programa do Menino do Dedo Verde, Elohana Carvalho – Foto: Nilzete Franco/FolhaBV

Visitantes contam como foi a visita a semana do Meio Ambiente

Nesta quarta, outros dois programas estiveram presentes na abertura. Crianças e idosos interagiram com os participantes e aprenderam um pouco mais sobre as plantas medicinais. Para Ana Maria Matos, que já é fã de plantas, a visita foi especial.

Nos ensina a nos cuidar não só do psicológico. Além da planta ser boa para o nosso organismo. Ela nos ensina a cuidar e o psicólogo também vai se alimentando, vai ficando feliz com a plantação delas que nos dá saúde, muita saúde.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.