Quem precisou registrar um Boletim de Ocorrência neste final de semana e recorreu à Central de Flagrantes no 5º Distrito Policial, localizada no Distrito Industrial, teve problemas. Sem sistema interligado à internet desde a noite de sexta-feira, 10, os agentes de Polícia estavam fazendo o procedimento off-line ou encaminhando as vítimas a outros distritos policiais.
Uma fonte, que não quis se identificar, informou que foi ao 5º DP para registrar um boletim de ocorrência, após ter sido assaltada na tarde de ontem, 12. Chegando lá, foi comunicada por agentes que o procedimento não estava sendo feito por falta de sistema e foi aconselhada a se dirigir ao 2º DP.
À Folha, agentes do 5º DP confirmaram que desde às 19h da sexta-feira os boletins estão sendo registrados de forma off-line. Um cabo de fibra ótica teria se rompido, ocasionando a queda no sistema. Desde então, as pessoas que se dirigem ao local estão sendo encaminhadas às delegacias das regiões em que os crimes aconteceram. No 5º DP, estão efetuando os B.Os no modelo antigo, no Word. Contudo, para dar andamento, os cidadãos são encaminhados aos departamentos que têm sistema.
Em nota, o Governo do Estado, por meio da Polícia Civil, se limitou a confirmar que houve, de fato, o rompimento de um cabo de fibra ótica que alimenta o sistema de internet do 5º Distrito Policial e que o problema ocorreu na Rua Estrela Dalva, bairro Raiar do Sol, zona Oeste. A nota informou que as providências já foram tomadas, apesar de não haver previsão de retorno. “Até o restabelecimento do serviço, os Boletins de Ocorrência estão sendo registrados em documento Word”, declarou. (A.G.G)