
A mudança no processo de formação de condutores no Brasil começou a valer nesta semana, mas Roraima ainda não conseguiu colocar o novo modelo em prática. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR) informou que ainda analisa a Resolução nº 1.020 do Contran, publicada na última terça-feira (9), e alertou que a normativa federal não estabeleceu nenhum período de transição entre as regras atuais e as novas diretrizes.
Segundo a autarquia, equipes técnicas já iniciaram estudos internos para entender o impacto das mudanças no sistema estadual. A adaptação envolve ajustes nos Centros de Formação de Condutores (autoescolas), instrutores, órgãos de trânsito, atualização do sistema informatizado e orientação aos futuros motoristas. Nada disso, afirma o departamento, foi previsto pelo Governo Federal ao publicar a resolução.
Leia mais: Saiba o que muda para tirar a CNH com as novas regras do Contran
“Para colocar em prática as novas medidas aprovadas, é necessário um tempo técnico de adaptação por parte de todos os agentes envolvidos no sistema, o que não foi previsto na normativa publicada”, declarou o Detran em informe.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A autarquia afirma que o objetivo é aplicar o novo modelo “no menor tempo possível e sem causar prejuízos ou transtornos aos cidadãos”. As orientações detalhadas sobre a implementação serão divulgadas apenas pelos canais oficiais do órgão.