Cotidiano

Sem cronograma definido, Inep nega adiamento do Enem

A informação de que a edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem previsão de acontecer só em 2022 começou a circular no país após uma Portaria com as metas do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), ter sido publicada no Diário Oficial da União.

Nas metas de 2021 listadas pelo INEP, não está a aplicação do ENEM. Entretanto, há outros exames na lista, como o ENADE, o ENCCEJA e o CELPE-BRAS, com a previsão da realização de um de cada destes exames em 2021. Sobre o ENEM consta, como meta, 100% do Planejamento e da Preparação Técnica do exame.

No entanto, em nota divulgada na noite dessa quinta-feira, 13, o órgão negou a informação e disse que está engajado para garantir que o exame ocorra ainda este ano. (Confira a nota completa ao fim da reportagem).

De acordo com o especialista no exame, Mateus Prado, as metas globais servem para o INEP, junto com metas intermediárias, para o cálculo da gratificação de desempenho de servidores efetivos do órgão.

Na semana anterior, o ex-presidente do INEP, que saiu do cargo em fevereiro, denunciou, em entrevista que o ENEM está com as providências atrasadas e que o Instituto não tem orçamento para o exame deste ano.

“A direção do INEP demitiu, nesta semana, mais dois coordenadores de áreas responsáveis pela logística do ENEM. As especulações internas é de que as demissões ocorreram para abrir espaço para que pessoas de fora do INEP ocupem os cargos/direções. A interrupção das coordenações deve atrasar ainda mais o exame”, contou Prado.

Mateus disse ainda que as inscrições para o ENEM eram tradicionalmente em maio, no início do mês, e o edital com o calendário do exame saia antes disto. Em 2020 o edital saiu em março, com todo o cronograma do exame e este ano ainda não foi publicado o edital do exame ENEM divulgando o cronograma.

“O MEC ou INEP irá começar a fazer a seleção de isenções para as inscrições para o ENEM nos próximos dias, e o resultado das isenções deve sair no fim de junho, o que indica que as inscrições para o ENEM devem ficar para Junho e Julho. Cerca de dois meses de atraso em relação a anos anteriores”, acrescentou.

CONFIRA A NOTA DO INEP NA ÍNTEGRA

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reafirma que está concluindo o processo de planejamento e elaboração do cronograma de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 e engajado para que as provas sejam realizadas ainda neste ano.

Para tanto, a Autarquia busca excelência no processo de planejamento, com o intuito de atender a todos os requisitos sanitários e garantir uma aplicação segura a todos os envolvidos, desde sua elaboração.

O Instituto reafirma, ainda, que tem orçamento suficiente para realizar o Enem 2021 e que tentar antecipar a divulgação da data de realização do exame com base em documentos preparatórios é desinformar a população.

O objetivo do Inep é garantir o acesso de estudantes à educação superior, por meio do acesso a programas e políticas que dependem dos resultados das provas.

Todas as informações sobre o exame serão publicadas nos editais, assim que houver as definições necessárias. Não há, ainda, confirmação sobre a data de realização das etapas, com exceção do período para solicitação de isenção e justificativa de ausência.

Esta fase está prevista em edital publicado separadamente, para facilitar a compreensão das regras específicas de gratuidade e evitar que haja problemas na homologação da inscrição dos interessados em realizar as provas.