O Parque Anauá terá sua tradicional programação de réveillon hoje, 31, a partir das 21h. Artistas de repertório local e nacional se apresentarão no palco da Cidade de Natal, montado pelo Governo do Estado. A segurança do local também está garantida a todos os que comparecerem.
É o caso da advogada Hegley Miranda Salazar, que tem uma ligação com o Parque Anauá desde a sua infância, quando costumava frequentá-lo bastante. Sempre que está em Boa Vista na noite de ano novo, ela janta cedo com a família e vai até o Parque assistir à queima dos fogos. “Vamos mais cedo porque depois é complicado para encontrar vaga no estacionamento”, justifica. Lá, acaba encontrando vários amigos que também gostam de esperar o novo ano no local. “É uma tradição e surgem lembranças especiais”, afirmou.
O Parque Anauá também é escolhido por ser gratuito e de fácil localização. A estudante Jamila Almeida utiliza esta justificativa para levar duas tendas e mesas para as comidas da ceia. Cada parente e amigo leva um alimento. É a oportunidade de se encontrar com a família no réveillon, incluindo aqueles parentes que ela não costuma ver ao longo do ano. “O sentimento de união é muito forte, por isso começamos o ano novo revigorados, cheios de paz e harmonia. Durante os fogos, desejamos um abençoado ano na proteção de Deus”, disse.
Um pouco diferente é a história do pedreiro Wilbson Rodrigues: a sua família não gosta de ir para o Parque. Ele ceia em casa com os pais e demais parentes, saindo próximo da meia-noite para assistir aos fogos. Mas ele não se sente sozinho. “Eu sempre encontro amigos por lá. Sem contar que é divertido e gosto de estar no meio da multidão. Não vejo confusão nem bagunça. Então, sempre que estou em Boa Vista, vou até lá”, relatou.
PROGRAMAÇÃO – Quem for ao Parque Anauá na noite de hoje, assistirá a 15 minutos de queima de fogos à meia-noite. Antes disso, a partir das 21 horas, artistas locais darão o tom à festa. O trio Roraimeira, composto pelos artistas Eliakin Rufino, Neuber Uchôa e Zeca Preto, será o primeiro a tocar as músicas dos seus 30 anos de carreira. O grupo valoriza a cultura do Estado por meio de suas poesias e dos ritmos salsa, merengue, carimbó, toada e marabaixo. Junto com eles tocam Sérgio Barros (violão e contrabaixo), Amaury Gomes (percussão) e Henddes Williams (guitarra).
Em seguida, às 22h, entra a Banda Paçoquinha de Normandia, encabeçada pelo cantor Zerbine Araújo. Seu estilo é o forró pé de serra. Após os fogos, à meia-noite e meia, a animação ficará por conta do cantor Wagner Luther.
Com vários clipes gravados e com sucesso nacional, residindo atualmente em São Paulo, Wagner lembra que a paixão pela música vem de longas datas. “Hoje tenho o prazer de levar nossa música pelo Brasil. Cantar em Boa Vista é um imenso prazer. Começar o ano cantando em Boa Vista, é como começar o ano em família. Sinto-me reconhecido e em casa. No meu berço, fico feliz com a repercussão e com o carinho dos meus conterrâneos”, disse.
SEGURANÇA – A segurança ficará com uma base móvel do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), um posto do Corpo de Bombeiros com viatura de resgate de incêndios, 80 policiais militares, incluindo uma equipe do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), além de 20 agentes do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran).
Pelo Samu, serão um técnico em enfermagem e um condutor socorrista. Os Bombeiros farão um perímetro de segurança para que o público não fique tão próximo dos fogos e ficarão a postos pessoalmente e através do telefone 193. A PM ficará à paisana, a pé e motorizada. Já os agentes do Detran limitarão o fluxo de veículos no entorno do Lago e do palco, além de orientarem os motoristas a não circularem pelas calçadas e gramados. Serão eles também a controlarem a carga e descarga de mercadorias dos vendedores que trabalharão no réveillon, com acesso permitido até as 18h.
A entrada será pelo portão principal e pelo portão da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa). A Polícia Militar recomenda não pagar os “flanelinhas” que pedem para vigiar os carros. Já o Detran redobrará a atenção em cima das pessoas que tentam dirigir alcoolizadas. Em nota, o órgão ressaltou que a multa para esta infração é de quase R$ 3 mil. As medidas são para que estas áreas fiquem livres para a montagem de barracas e toalhas de piquenique por parte das famílias e grupos de amigos. (N.W)