Cotidiano

Secretário estadual de Educação pode ser exonerado

Atual titular está desde 16 de maio de 2022 à frente da Secretaria Estadual de Educação e Desporto

O governador Antonio Denarium (Progressistas) pode exonerar o secretário estadual de Educação, Nonato Mesquita, por motivações políticas, e não técnicas, segundo fonte da Folha.

A coluna Parabólica, por sua vez, apurou que os dois tiveram uma conversa tensa na noite dessa quinta-feira (9). Acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), o secretário recebeu a informação de que deixaria o cargo para dar lugar à cunhada do governador, Leila Perussolo.

Como o comunicado não foi bem aceito pela classe política de apoio ao governador, inclusive com anúncios de oposição na Assembleia, há agora um impasse quanto ao futuro da gestão da Seed. Pessoas próximas a Denarium afirmam que ele vai voltar atrás na decisão, enquanto outras garantem que ele já teria batido o martelo.

A reportagem tentou contato com o Mesquita, mas ele não atendeu a ligação, nem respondeu a mensagem. Além disso, a Secom (Secretaria Estadual de Comunicação) ainda não se posicionou sobre o assunto.

Mesquita está desde 16 de maio de 2022 à frente da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed), cargo antes ocupado por Leila Perussolo, cunhada de Denarium. O atual secretário está pela segunda vez no posto.

O professor é servidor estadual efetivo desde 1995, com atuação nas escolas estaduais. Entre 1996 e 2004, atuou como gestor escolar e em 2014, assumiu a titularidade da Seed.

*Por Lucas Luckezie