
O Sebrae Roraima está com inscrições abertas para o Programa Agente Local de Inovação (ALI) Produtividade, voltado a micro e pequenos empresários que buscam melhorar a gestão e ampliar os resultados do negócio por meio da inovação. A participação é gratuita e as vagas são limitadas.
O programa prevê acompanhamento individualizado durante seis meses, realizado por um agente local de inovação. O profissional auxilia os empresários na identificação de gargalos e na implementação de melhorias práticas nos processos da empresa.
Ao longo do acompanhamento, os participantes têm acesso a ferramentas de gestão e inovação aplicadas à realidade do negócio, com foco na melhoria da produtividade e da competitividade. A metodologia Conectar prioriza soluções de baixo custo e resultados concretos.
Segundo o gestor do programa em Roraima, Paulo Tinôco, o diferencial está na proximidade com os empreendimentos. “Fazemos uma jornada completa de acompanhamento focado na inovação, desde o diagnóstico inicial da empresa, passando pelas fases de idealização, prototipagem, implementação e obtenção dos resultados das soluções”, explicou.
As empresas recebem atendimento presencial, com encontros ao longo dos seis meses, com o objetivo de aumentar o faturamento e reduzir custos, resultando em ganho de produtividade.
Uma das participantes foi o escritório de arquitetura Canoá, em 2023. A sócia Clara Weiduschat relata que a experiência contribuiu para a organização do negócio. “Estávamos iniciando a empresa e não sabíamos como começar. Participar do ALI nos ajudou a organizar o escritório e, desde então, evoluímos muito. Hoje temos um ponto físico e estamos mais estruturados”, afirmou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Podem participar micro e pequenos empresários que enfrentam dificuldades na organização da gestão ou que desejam dar um novo salto de desempenho. As inscrições são feitas de forma online, por meio de formulário (CLIQUE AQUI).
Histórico
O programa é executado pela Unidade de Gestão de Inovação, Mercado e Serviços Financeiros (Ugims) e atendeu cerca de 900 empresas nos últimos cinco anos. O setor do comércio lidera o perfil das empresas atendidas, seguido por serviços e indústria, com mais de 4.100 ações realizadas nas áreas de gestão, marketing, vendas e finanças.