O São João no Parque Anauá é um dos momentos mais importantes para o comércio local. Além da apresentação das quadrilhas juninas, comidas típicas e muito entretenimento, a festa proporciona o fomento da economia roraimense, com a geração de empregos e o reforço da circulação de dinheiro no mercado do ramo atacado e varejo.
A CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Boa Vista, com mais de uma década de atuação em Roraima e com mais de 400 empresários associados, confirma durante o São João o aquecimento da economia de forma direta e indireta.
De acordo com o presidente da CDL, Edson Freitas, trata-se de um evento consolidado que gera grande expectativa no comércio, movimentando também o turismo com a participação de turistas principalmente do Amazonas e até da República da Guiana que visitam o Estado para prestigiar o evento.
“A festa do São João no Parque Anauá é uma data que está no nosso calendário cultural e gera grande expectativa no nosso comércio, e isso é importante para a nossa economia, principalmente pelas promoções que surgem no comércio”, explicou o presidente.
Segundo Freitas, o São João proporciona não apenas o aquecimento da economia, mas também a oportunidade ao pequeno empreendedor de ampliar o seu negócio.
“Roraima tem se destacado por participar dos campeonatos nacionais e isso nos ajuda a estar em pé de igualdade com os outros estados que também realizam o São João. Assim, esse evento movimenta a casa dos milhões e essa é uma grande sacudida para o pequeno empreendedor”, complementou o presidente.
E quando se fala em impulso econômico, a Desenvolve-RR, com atuação há 26 anos em Roraima, também considera o São João como um momento fundamental para o fortalecimento da economia roraimense. Só no mês de junho, foram atendidas 130 pessoas de vários segmentos, com a liberação de R$ 1 milhão, com foco no São João como oportunidade de impulsionamento do mercado local.
O presidente da Desenvolve-RR, Adailton Fernandes, esclarece que a instituição tem reforçado nos últimos seis anos a atenção aos micros e pequenos empreendedores roraimenses, com mais de 17 milhões de reais em crédito liberados para mais de três mil empreendedores.
“Durante todo o ano atendemos as pessoas que buscam pelo microcrédito, principalmente as mulheres, e nos meses que antecedem o São João o atendimento ganha uma importância maior em virtude da oportunidade do direcionamento dos recursos a aquisição de produtos que contribuam ao empreendedor explorar economicamente a festa junina”, enfatizou o presidente.
Para a empreendedora Laís Albuquerque, que trabalha como maquiadora, ter tido acesso ao microcrédito empreendedor no mês de junho, o São João foi uma oportunidade para realizar bons negócios.
“Eu conheci o microcrédito quando precisei fazer a fachada da loja e dentro das escolhas de crédito foi a que mais me agradou pelas facilidades. Foi muito rápida a liberação, toda a equipe da Desenvolve foi bem solícita e em 10 dias eu já estava com o dinheiro na conta e o melhor, com facilidades no pagamento, juros baixos e um tempo maior para pagamento”, disse Laís.
Ela enfatiza que o período do São João ajudou o empreendimento, pois marca o início da alta temporada na área da beleza, e o microcrédito liberado a tempo possibilitou a compra de produtos por um preço mais acessível.
“Começamos a um mês a preparação para a chamada alta temporada, começando no mês de julho com o período de festas juninas e nesse sentido o São João ajudou o meu negócio pois muitas pessoas já procuram os salões para fazer a sobrancelha e a make, e com o estoque abastecido fica muito mais fácil de atender”, finalizou.